16 de setembro de 2010

Vamos mandar o Cavaquinho à viola



Depois de tanta discussão política que criou o post sobre a necessidade do apoio da Esquerda a Alegre, decidi continuar na senda das presidenciais, até porque fomentar a discussão política e debater ideias e opiniões é o maior interesse deste vosso camarada.
Como tal vou fazer uma pequena súmula da "vida e obra" de Aníbal Cavaco Silva.

Com Cavaco Silva começaram as privatizações, e com elas o principio do fim da nossa economia.

Apostou forte nas auto-estradas, no entanto, ao introduzir as elevadas tributações do imposto automóvel e a dupla taxação dos combustíveis, bem como colocando portagens, castrou grande parte do benefício que o País podia tirar destas importantes vias de comunicação.

Falando ainda em portagens, todos nos lembramos do sentido de Estado que Cavaco demonstrou, quando resolveu democraticamente através de uma carga policial, um protesto na ponte 25 de Abril.
É isto o que significa para ele ser "o garante da estabilidade no País."
Outro belo exemplo da sua noção de estabilidade foi a vergonha no Terreiro do Paço da repressão da manifestação dos Polícias que exigiam o direito de poder associar-se.
Sem dúvida que Cavaco é que ficou associado aos polícias desde então.

Falemos do seu mérito como economista:

Não foi o mesmo Cavaco que qual Victor Constâncio fechou os olhos aos negócios de Dias Loureiro, Oliveira e Costa e o resto do seu gang?

Não foi este o Cavaco que foi conivente com o escarro que é o contracto da Lusoponte com o Estado em que o Estado terá que pagar a esta por cada veículo que não passe na ponte Vasco da Gama caso se construa uma terceira travessia?
Este mesmo contrato que foi negociado por Ferreira do Amaral que após deixar o governo foi para presidente da Lusoponte?

Esperem...terá sido este o Cavaco que permitiu a utilização dos fundos de coesão europeus para comprar mercedes, porsches e ferraris, quintas no Douro e montes no Alentejo pelos seus correlegionários?

De certeza que foi este o Cavaco que destruiu a nossa frota de pesca e a nossa agricultura, deixando tudo ao abandono e milhares de pessoas na miséria.
É que pelo menos diz-se que foi este quem contribuiu de forma definitiva para a actual situação da indústria...

Deixa-me ver: Não foi este que quando primeiro ministro saneou meia dúzia de jornalistas?
Exactamente o mesmo que ficou fulo quando um porteiro do Hospital de Faro lhe pediu o BI e acabou despedido passado uma semana?

Como é que ainda assim pessoal de Esquerda em campanha por este Cavaco?
Pessoal que vai votar neste Cavaco?
Não acham que está na altura de dizer basta, de devolver um pouco da pancada que Cavaco nos deu?

Claro que não fica tudo resolvido como por magia se Alegre for eleito, seria desejável que assim fosse mas mágico só o Deco.
É preciso que cada um de nós se empenhe, se comprometa para conseguirmos mudar a situação a que chegou o País.
Com Alegre presidente, obviamente será mais fácil tentar pôr um travão aos governos que aí vêem sejam eles de Sócrates ou de Passos Coelho.

Vamos eleger Alegre e mandar o Cavaco à viola.



PS: Votar em branco é votar Cavaco caro Renato Teixeira.

13 comentários:

  1. "Com Cavaco Silva começaram as privatizações, e com elas o principio do fim da nossa economia."

    Francisco, imaginas Portugal sem a SIC ou a TVI?

    Francisco, imaginas Portugal com RTP1, RTP2, RTP3, RTP4?

    Não podemos ser tão categóricos.

    ResponderEliminar
  2. Francisco da Silva, uma discussão implica ouvir/ler e responder. Tu preferiste falar de Cavaco, que eu compreendo, mas é a única coisa que os defensores de Alegre sabem fazer: criticar Cavaco para mostrar Alegre como o santo que nos vai ajudar.

    Eu estou de acordo em relação a Cavaco Silva, mas não a Manuel Alegre. Esse é tão mau quanto Cavaco.

    Agora se queres discutir, faz o favor de responder às pessoas. Dá trabalho, pois é.

    ResponderEliminar
  3. Quem é o pessoal de esquerda que vai votar em Cavaco? Eu nunca ouvi falar em nenhum. A menos que votar nulo seja votar em Cavaco (repara que no seu Blog o renato diz que vai votar nulo, o que tu transformas em Branco para mascarar de argumento a tua demagogia estapafurdia).

    Mas ainda bem que percebes que um voto não é só um voto, que um voto nestas presidênciais é mais do que aparenta. Assim te digo: votar em Alegre é expressar uma moção de confiança em Sócrates. É dar-lhe uma lufada de oxigénio mascarada de esquerda.

    E nem me venhas acusar de estar a servir a direita. Se acreditas mesmo nisso espero que nas últimas legislativas tenhas votado no Sócrates (como pedia o Alegre), se não não passas de um apoiante da Manuela Ferreira Leite.

    Manel Afonso

    ResponderEliminar
  4. Franciso, estou a ficar um adepto convicto da sua actividade pós-leninista, embora, confesso, devia cuidar melhor da sua prosa. Ao tratar as letras como o Pringle tratava a bola, essa velha glória do futebol do Benfica, torna-se difícil aos indecisos nestas eleições perceber as boas razões que, a cada paragrafo, dá para não votar Alegre.

    Continue portanto a escrever! Dar-lhe-ei garantias de toda a propaganda lá na tasca onde um vinho ainda é vermelho. Se puder escreva todos os dias uma posta sobre o Alegre e pode ser que consiga tirar-lhe mais votos do que eu, angariando simultâneamente a medalha Fazenda, Alegre, Sócrates, e veja-se, Cavaco.

    Como escriba não vai longe, como xilofone tem futuro.

    PS: Manel, o BE está melhor todos os dias. ;)

    PS2: Francisco, tente a poesia em vez da prosa. Por esta passagem, pode ser que se safe com um editor suficientemente pós-moderno:

    "Como é que ainda assim pessoal de Esquerda em campanha por este Cavaco?
    Pessoal que vai votar neste Cavaco?
    Não acham que está na altura de dizer basta, de devolver um pouco da pancada que Cavaco nos deu?

    Claro que não fica tudo resolvido como por magia se Alegre for eleito, seria desejável que assim fosse mas mágico só o Deco."


    Renato Teixeira

    ResponderEliminar
  5. é este o blog oficioso dos jovens da direcção do BE (PSR's, UDP's e "independentes")? o dos jovens da direcção do BE (política XXI / fórum manifesto) é outro, não é? só para saber onde é que uma pessoa faz click...

    pois, tenho a dizer que funciona muito bem como disco riscado. o que os grandes da direcção dizem, reproduz-se aqui (com variantes mais ou menos divertidas/decadentes) até à náusea.

    Será que existe um só jovem da direcção do BE que não concorde em votar e fazer campanha por Alegre e que se possa expressar sem represálias?
    Ou já todos desistiram de pensar pela própria cabeça???

    ResponderEliminar
  6. Existem anónimo. Até eu que não sou do BE, conheço funcionários que não o querem continuar a ser, para não ter que fazer campanha pelo Alegre.

    Nesta tasca, porém, encontra a fina flor dos carreiristas. (grosso modo que não os conheço a todos).

    Renato Teixeira

    ResponderEliminar
  7. Isa GT pois esqueci tem toda a razão.
    Esqueci-me também das propinas por exemplo.
    Como diria o poeta "fica tanto ainda por dizer..."
    Obrigada por lembrar e por continuar a ser uma presença assídua neste nosso Adeus Lenine.

    José Faria tem toda a razão, como diz um grande pensador pós-leninista que eu conheço o Socialismo é a Tv Cabo mas sem a Burguesia.

    Youri e Renato obrigado pelos comentários, a minha admiração pelo contributo que trazem ao debate político é tanta que até vos dedico uma canção num novo e exclusivo post.
    Keep up the good work boys!

    Manel tens toda a razão ele disse que ia votar nulo e não branco, ou seja menos um voto no Alegre, mais um no Cavaco.
    Aqui fica a minha autocrítica.

    PS: o comentador anónimo sou eu que escrevo para aumentar o número que comentários ao post e parecer que eu escrevo alguma coisa que interesse :)

    ResponderEliminar
  8. Este gajo não existe. Veio da Curraleira ou da Lapa, Manel?

    Renato Teixeira

    ResponderEliminar
  9. é da linha de cascais. oeiras mais precisamente. era esta a grande resposta do BE contra o isaltino...

    ResponderEliminar
  10. "Admito em abstracto que o Bloco aceitaria fazer parte de um executivo que envolvesse mais do que um partido à Esquerda. Não há sectarismo por parte do BE, há sim respeito por quem, ao depositar o seu voto na urna, deposita também a sua confiança em nós. Vendo concretamente as demais candidaturas e os seus programas, tal não se apresenta como um cenário possível."

    Isso explica muita coisa:http://oeiraslocal.blogspot.com/2009/08/francisco-silva-be-oeiras-em-entrevista.html

    Que delícia revolucionária!

    Renato T.

    ResponderEliminar
  11. Gostei particularmente do P.S do Francisco Silva "Votar em branco é votar Cavaco caro Renato Teixeira.", porque em termos de chantagem e demagogia política em nada fica a dever às frase feitas do PS em tempo de eleições quando quer atacar o B.E.

    ResponderEliminar
  12. E o título?? Ninguém gaba o título? Vamos mandar o Cavaquinho à viola!?!?!?

    Renato T.

    ResponderEliminar