26 de maio de 2012

Lagardismo crítico

Christine Lagarde vem hoje afirmar que não tenciona que parem os planos de austeridade na Grécia e que se preocupa mais com as crianças em África do que com as crianças gregas. Lagarde diz também que os pais das crianças gregas têm de pagar os seus impostos e que estes andam a fugir ao fisco.
Aquilo que Lagarde não se lembra é que para os pais das crianças gregas poderem pagar os seus impostos têm de ter direito a um salário justo, o acesso aquilo que é básico e pelo qual os povos se bateram sempre, e que os neo liberais e os neo conservadores estão a ter tanto prazer em tirar. O que Lagarde se esquece é que na Grécia se está a preparar uma alternativa à austeridade, uma alternativa à troika e ao seu FMI. Essa alternativa tem nome e é Syriza, e apesar do que todos os lideres europeus dizem tentando apelar ao não voto na Syriza, a Syriza está em primeiro nas sondagens e se tudo correr pelo melhor é bom que os neo liberais e neo conservadores engulam a austeridade e possam passar a ver medidas efectivas de crescimento, que é o que se recusaram a fazer durante todos estes anos de crise.
Os pais das crianças gregas não têm dinheiro para comer, quanto mais para pagarem os impostos que a Sra Lagarde tanto anseia para que a Grécia possa pagar os juros abusivos da "ajuda" do FMI. A "ajuda" do FMI é o total descalabro e isso está bem presente tanto na Grécia como em Portugal onde se observa a olhos vistos o empobrecimento do pais e das pessoas que dele fazem parte.
A solução parte com o rompimento com a troika, o rompimento com a austeridade e a criação de políticas que promovam o crescimento e a igualdade de oportunidades para todo e qualquer cidadão. As crianças de África também me preocupam, e qual é a sua cota de responsabilidade por essas crianças estarem no estado que estão?

4 comentários:

  1. eu também acho, as crianças africanas e as do Haiti são analfabetas e nem grego falam, que futuro podem ter além de apanharem cacau e algodão.
    Os gregos apanham o algodão com máquinas e produzem mais algodão que a Etiópia inteira, há que investir onde o dinheiro dá mais rendimento, nos gregos.
    Investir naqueles cadáveres adiados e pretos ainda por cima?
    Não têm pão que façam brioche aos turistas gregos que vão matar elefantes.

    ResponderEliminar
  2. As crianças de África também me preocupam,mas dar-lhes dinheiro com tanta nota que há no Zimbabué?
    Eles nem as notas sabem usar, o FMI deve ajudar prioritariamente a Grécia o berço da civilização monetarista do FMI.
    Os pretos que usem cauris e vendam sal, vacas e escravos, como sempre fizeram precisam de mais salários, que lhes enviem sal.
    Eu sei que aquilo se chama Fundo Monetário Internacional mas é para nações de jeito, a Somália nem se pode dar o nome de colónia quanto mais nação.

    ResponderEliminar
  3. os barcos gregos que levavam o nióbio da guerra civil congolesa pela Tanzânia e deixavam armas fizeram muito mais pelo desenvolvimento africano

    Somali pirates seize a Greek-owned bulk carrier in the Indian Ocean. ... causing more shipping costs do que dantes...
    Greek-owned cargo ship Filitsa

    The Greek-flagged Titan cargo ship was carrying a load of iron to South Korea

    e em 1992 a armada grega transportava o quê para a Somália? equipamento agrícola russo ?

    pois...se somos gregos matámos quantos africanos na Libéria?

    ResponderEliminar
  4. A questão que importa aqui referir não é o facto de povo grego precisar mais ou não de ajuda do que os países africanos. A questão é que a situação em África está tão degradada porque senhores e senhoras como Lagarde não estão minimamente preocupados com o desenvolvimento africano, como não estão preocupados em ajudar a desenvolver a Europa neste momento. E aquilo que transportavam as armadas gregas creio não ser culpa do povo grego, mas sim dos seus governos, é melhor não misturar as coisas

    ResponderEliminar