19 de janeiro de 2011

E que tal falar destas coisas na SicN e Tvi24?
















Tanta gente preocupada com a incoerência da candidatura do Manuel Alegre juntar, numa campanha presidencial, partidos antagónicos, como o Bloco e o PS e ninguém diz nada sobre coisas semelhantes na campanha do Cavaco... Alguém se lembra daquele director do Independente, que vivia de campanhas negras contra o Primeiro-Ministro, Cavaco Silva? A Constança Cunha e Sá e Ana Lourenço que falem disso hoje, sff...

12 comentários:

  1. Por acaso, acha que o fosso programático entre CDS e PSD é da mesma profundidade do que existe (ou deveria existir) entre BE e PS?

    Mal andam as coisas, quando ter os mesmos escrúpulos da direita populista é um critério para avaliar as posições da esquerda...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Eu não comparei a diferença de "profundidade programáticas". Apenas disse que, sendo as duas situações susceptíveis de gerar discussão, só uma vem à baila... Porque será? Será do Guaraná?!

    Hugo Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Espero que não seja porque os media consideram o apoio do BE a um candidato do PS como coerente...Seria mau sinal, de facto.

    ResponderEliminar
  4. E não encare isto como provocação. A meu ver, seria estranho se o BE e PS tivessem um candidato conjunto, e os media não levantassem uma certa incongruência.

    ResponderEliminar
  5. Que a direita é incoerentemente oportunista já se sabe. Mas a esquerda deve ser mais coerente e vertical. Não é possível, na minha opinião, comparar as duas situações. Do PSD e do CDS não se espera honradez. As expectativas em torno do BE são maiores, até por todas as acções positivas a que nos tem acostumado na democracia portuguesa. O BE é essencial. O PS não. O BE é de esquerda. O PS não.

    ResponderEliminar
  6. A questão é: o candidato, Manuel Alegre é ou não de esquerda? Quem tiver dúvidas: http://www.manuelalegre.com/202000/1/002262,012011/index.htm

    Hugo Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Que simplificação grosseira, caro Hugo! Sinceramente nem quero acreditar que as sua caracterização objectiva da realidade se limite a isso.

    Se quiser posso-lhe enviar uns videos dos discursos do Sócrates aquando da campanha das legislativas 2009, e até o programa do PS, pode ser que lhe reavive a memória sobre o que é "ser de esquerda" no PS.

    ResponderEliminar
  8. Não se limita, mas é paradigmático aquele discurso... Eu nao disse que o PS era de esquerda, disse uma coisa muito mais importante e indiscutível: o candidato, Manuel Alegre, é de ESQUERDA, talvez não da minha família da esquerda, mas um primo afastado talvez. Isso, por mais volta que se tente dar é factual e indiscutível. O candidato é de esquerda: aliás o candidato mais à esquerda com reais possibilidades de ganhar dos últimos anos, comparável a Salgado Zenha ou a Pintassilgo...

    Hugo Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Comparável porque foram derrotados? Tivémos apenas e só um Presidente da República de esquerda, o Jorge Sampaio.

    Täo de esquerda que, quando candidato a PM, falou pela 1.a vez de uma aliança com o PCP. Ai jazus credo, foi logo posto de lado, mas levou a sua ideia de coligaçäo esquerdista para a CM Lisboa, com excelentes resultados. Por isso depois haviam tantas bandeiras do PCP nas celebraçöes: finalmente a Esquerda tinha eleito um Presidente de República!

    PS (argh, salvo seja): na TV pública finlandesa uma reportagem sobre a cryse em Portugal, referindo-se ao PS como "partido de centro-direita". Eles lá no Norte säo inteligentes, por isso säo ricos.

    ResponderEliminar
  10. A dicotomia esquerda/direita é do mais relativo que há, caríssimo, e neste momento prefiro centrar-me em outras, como por exemplo aquela entre discurso/prática, elementar em qualquer análise política objectiva. Pois o que diz ser factual é bastante díscutivel, e a prática faz de Alegre um parente bem afastado meu, daqueles com quem posso trocar umas palavrinhas no Natal, mas fica mesmo por aí. Mas lá está, depende dos projectos políticos de cada um, e das tácticas que escolhemos.

    ResponderEliminar
  11. É ver o que diz o Jorge Sampaio sobre o Manuel Alegre... Aliás, dizem-me os meus conhecimentos que enquanto deputado, Jorge Sampaio até votou favoravelmente algumas revisões constitucionais do governo do Cavaquito, coisa que o Manuel Alegre não fez... E por isso deixaria de votar em Jorge Sampaio? Como nunca fui, nem sou "um purista lírico", não.

    Caro Tiago Silva,

    Se a prática de Manuel Alegre, bem mais que o discurso não é de um homem assumidamente de esquerda, não sei o que mais teria ele de fazer. Decerto, não têm percurso totalmente limpo e "puro", mas quem o tem?
    Eu voto Manuel Alegre e aquilo que quero é que, não votando nele, votem de maneira a que o Cavaco não ganhe!

    Hugo Ferreira

    ResponderEliminar
  12. Acha que a prática política do Alegre, ao longo de 30 e tal anos de democracia parlamentar é mais de "esquerda" do que o seu discurso? Eu não concordo.

    O que teria de fazer para ser verdadeiramente de esquerda? Demarcar-se de todos os governos de "esquerda" que aplicaram o projecto neo-liberal ao país. Demarcar-se do partido que mais deve ser responsabilizado pelas políticas de direita que assolam este país desde o 1975. Não é mandar duas larachas para o ar sobre república e socialismo. É necessário concretizar. Em duas palavras, ser consequente. "Ser de esquerda" não é um atributo virtuoso, só por si, há concretizá-lo na prática.

    ResponderEliminar