14 de setembro de 2010

Graças a Deus existe a JS e a JSD

"Os elementos que se manifestaram apenas se representavam a si próprios e provavelmente a aparelhos partidários radicais que, de forma irresponsável, fomentam este tipo de conduta"


O estado em que o Ensino Superior está, não só, mas também tem muito que ver com a responsável política de gabinete, patrocinada pelas diversas federações e associações de associações de estudantes. Que na sua globalidade são dominadas pela JS ou pela JSD, ou em matrimónio em sede de Bloco Central.


" Não há cerimónias porque nos últimos dez anos, um terço dos estudantes mais pobres abandonou o Ensino Superior, sendo que esta realidade aumenta a cada ano que passa.
- Não há cerimónias porque nos últimos 15 anos, as propinas aumentaram 400% em Portugal.
- Não há cerimónias enquanto este for o terceiro país da Europa com a propina mais elevada.
- Não há cerimónias enquanto tivermos um problema de democracia no Ensino Superior.
- Não há cerimónias enquanto a redução e a falta de verbas destinadas à Acção Social continuarem a empurrar estudantes para fazer empréstimos.
- Não há cerimónias porque 11 mil estudantes devem 130 milhões de euros à banca, quando ainda não trabalham, e não têm nenhuma garantia em relação ao seu trabalho futuro.
- Não há cerimónias enquanto a maioria dos 70 mil bolseiros em Portugal receber de bolsa mínima apenas 100 euros por mês.
- Não há cerimónias quando a resposta a um pedido de bolsa demora em média 4 meses.
- Não há cerimónias quando, numa das maiores crises sociais de todos os tempos, o Governo decide reduzir nas bolsas, atirando estudantes para fora do Ensino Superior.
- Não há cerimónias quando um ano lectivo começa sem os Serviços de Acção Social saberem os dados que necessitam para analisar os pedidos de bolsas, porque o Sr. Ministro ainda não fez aprovar o Despacho necessário.
- Não há cerimónias enquanto este "Ensino" só for público para quem tem 1000 euros para pagar as propinas.
- Nós, grupo de estudantes aqui em protesto, dizemos: Ensino Superior Público para todos e todas." (1)

É a isto que a responsabilidade dirigente no Ensino Superior tem levado, menos direitos, menos garantias e mais cortes, mas sempre com muita reunião, abaixo-assinados e petições pelo meio, há pelo menos sempre um protocolo a manter

3 comentários:

  1. Pronto para ir fazer campanha com a rapaziada?

    Renato T.

    ResponderEliminar
  2. E vários jotinhas vendidos recebem anos mais tarde as medalhinhas pela subserviência e os serviços prestados. É o caso de muitos indivíduos que hoje desfilam nas televisões pelos palcos da política partidária e do poder lambuzado. Um deles é o Passos Coelho que, a seu tempo, foi dirigente associativo que traiu as lutas estudantis e ajudou a enfiar goela abaixo as leis que aumentaram brutalmente as propinas (lembremo-nos de que no início dos anos 90 as propinas eram 1.200 escudos, isto é, menos de 6 euros!!!).

    ResponderEliminar
  3. Concordamos com a denúncia que é feita no texto, mas é preciso ter em conta, que só se chegou aqui devido à PAZ PODRE em que se encontra o movimento estudantil em relação às suas reivindicações.Quantos protestos foram feitos contra a implementação ou o aumento das propinas? Os que foram feitos devido a várias circunstâncias, não conseguiram mobilizar a maioria dos estudantes, mas em vez de se analisar os "erros" ou insuficiências do trabalho de mobilização para se poder continuar a luta, simplesmente entrou-se em descrênça devido às orientações politicas reformistas a que o movimento estudantil e a grande maioria dos estudantes mais conscientes e activos se sujeitam.
    Assim sugerimos que com base nas denúncias se crie um forte movimento de esclarecimento e mobilização em todos os estabelecimentos escolares e se passe a convocar várias acções de luta mais consequentes afim de derrotar a politica de desenvestimento na educação e aumento das propinas, pelo aumento dos apoios sociais aos estudantes,ou seja lutar-se por um ensino tendêncialmente gratuíto, como manda a Constituição.
    Felicidades para a vossa luta.
    "achispavermelha.blogspot.com" e ainda "classecontraclasse.blogspot.com"
    "A CHISPA!"

    ResponderEliminar