24 de setembro de 2010

Estamos em Guerra





A voracidade dos dominantes é tal que a guerra aos povos é cada vez mais evidente.

(Artigo escrito a propósito do Dia Internacional da Paz/21setembro)

Venderam-nos (e comprou quem quis) a ideia do “Fim da História”, do triunfo da triologia da democracia liberal, economia de mercado e (“consequente”) paz mundial. As guerras “étnicas” ou “humanitárias” dos anos 1990 eram apenas “excepções”, últimos vestígios dos modelos ultrapassados.

Com o 11 de Setembro, veio a declaração da guerra geral ao “Terrorismo” (conceito “utilmente” indefinido no Direito Internacional) e sob essa bandeira suspenderam-se direitos e garantias, na esfera interna – o caso do Acto Patriótico nos EUA – e invadiram-se estados: o Afeganistão e o Iraque.

Vinte anos depois da queda do Muro de Berlim, a realidade não é a do “Fim da História”, o “Choque de Civilizações” não impede “negócios da China” ou das Arábias, o “Império” sem centro de Negri é pura miragem face ao papel fundamental do estados e suas organizações na guerra, na desregulação financeira, no socorro à banca e no endossar de ataques especulativos como aquele que está em curso contra o euro e os povos europeus.

É igualmente verdade que o mundo de hoje já não é o da teoria do imperialismo de Lenine, o imperialismo do choque entre potências que derivava da existência das burguesias nacionais monopolistas. Hoje, na era das corporações transnacionais, existem burguesias com interesses transnacionais que, ainda assim, não abrem nem podem abrir mão do poder que exercerem através dos vários estados. Note-se que os americanos vêem, hoje, com bons olhos e sem desconfiança o investimento europeu na defesa (querem dividir os custos da guerra e até lucrar mais alguma coisa na venda de material bélico). E as outras potências e organizações internacionais são vistas como parceiros necessários e desejáveis.

O imperialismo persiste, mas sob outra forma. Alcançou a dimensão Global, aperfeiçoou-se, mas também encontrou novas contradições e novas rivalidades. A tendência não é para a Guerra entre potências imperiais (como era no tempo de Lenine); agora a tendência é para ‘a guerra unida das potências contra todo o mundo, contra todos os povos’: desde a guerra entre a Finança Global e as economias nacionais às guerras coloniais no Iraque e na Palestina ou mesmo à guerra ao Estado social e à perseguição de minorias étnicas, como ilustra o recente caso dos ciganos em França.

Os impérios e a hegemonia burguesa trazem às subjugadas e aos subjugados uma aparente paz que mais não é que a cristalização/normalização das violências da ordem estabelecida. Mas nem mesmo essa 'paz aparente' dura. A voracidade dos dominantes é tal que a guerra aos povos é cada vez mais evidente. A luta política e social pela hegemonia das exploradas e dos oprimidos é fundamental para a defesa e o aprofundamento da democracia e para a conquista de uma paz que abra caminho a um mundo onde o livre desenvolvimento de cada um e cada uma será condição para o livre desenvolvimento de todas e todos.

Nota: também publicado aqui.

5 comentários:

  1. imperialismos personalizados?

    as visões marxistas não funcionam em todas as eras

    burguesia e outros termos versus campesinos e operários numa época em que os pseudo burgueses são mais de 70% da força de trabalho?

    capitalismo e capitalistas inclusive capitalistas maoistas e estados maoistas capitalistas existem no presente

    logo a diatribe feita é uma simplificação da realidade actual
    luta?
    a maior parte dos deserdados da terra deixam-se morrer sem lutar
    vivemos numa terra pacificada
    talvez se altere nalguns anos

    ResponderEliminar
  2. "imperialismos personalizados?" ??
    "70 por cento da força de trabalho são pseudo-burgueses" ??

    ResponderEliminar
  3. alguma coisa está baralhada, sr. الرجل ذبح بعضهم البعض ولكن الخيول باهظة الثمن . Continue a seguir o Adeus Lenine e talvez aprenda alguma coisa sobre "as visões marxistas"

    ResponderEliminar
  4. duvido ontem carreguei 60 kilos para ganhar dois euros e 20 cêntimos
    já trabalhei 8 horas nas minas a ganhar 2.000$ por dia
    ó karlos da Silva também és barão?
    a maior parte dos teóricos marxistas que conheci não tinham calos

    falam de cátedra...está mais claro agora
    ó rosa du bulhão

    ResponderEliminar
  5. já viste filas de animais de 2 pernas a esticar o pernil e a gritar em tempos de seca?
    eu infelizmente já vi...
    e vi muito marxista a torcer o nariz por causa do cheiro...
    como se eles não fossem feitos da mesma merda

    convicções é algo por que se morre? duvido
    morre-se por esperanças em futuros nunca alcançados

    ResponderEliminar