17 de novembro de 2011

A censura do Vaticano continua


Numa campanha de publicidade realizada pela United Colors of Benetton, aparece uma montagem fotográfica do papa Bento XVI a beijar o Imã do Cairo Zafwad Hagazi. Esta campanha visava sensibilizar contra o ódio, promovendo a tolerância, inclui várias outras figuras, mas não é delas que é importante falar. É importante falar da posição do Vaticano que sempre defendeu, supostamente, a paz e a tolerância entre os povos, as raças, as culturas.


O Vaticano vem deste modo pedir, sensivelmente 24h depois do inicio da campanha publicitária que seja retirada a imagem onde o papa aparece a beijar o imã do Cairo dizendo que "É uma falta de respeito pelo papa, uma ofensa contra os sentimentos dos fiéis e um exemplo claro de como a publicidade pode violar as mais elementares regras de respeito pessoas para atrair a atenção das pessoas através da provocação."

Esta forma de reacção por parte do Vaticano é sim castradora de uma campanha, ainda que publicitária, que visa alertar as pessoas, através de imagens que podem ser consideradas um pouco mais chocantes na cabeça de um qualquer conservador, para lançar um alerta e a promoção da tolerância. Até ao momento ainda mais nenhuma entidade envolvida na campanha se pronunciou sobre a mesma, só mesmo o Vaticano partiu para um ataque cerrado contra as imagens que podem ofender os sentimentos dos fiéis.

Onde fica aqui a promoção da tolerância por parte do Vaticano? Onde fica o respeito também pelo trabalho dos outros?

Terá o papa medo de sair do armário?

2 comentários:

  1. Resta dizer que a Benetton se apressurou a retirar os ditos cartazes. Estou convencido que eles já tinham previsto que os "teriam" de retirar ao fim de muito pouco tempo, mas o impacto já está criado, por isso julgo que seria planeado.
    Claro que, se fosse eu, não retirava. E se eu fosse por exemplo o Obama, que tem um bom sentido de humor, comentaria: "Adoraria que os problemas do mundo se pudessem resolver desta forma tão simples, iria de imediato à Venezuela e daria um beijo ao Chávez, mesmo agora que está careca!". Mas o Vaticano, obviamente, ainda vive num século qualquer muito antigo, antes de o poder de encaixe e o sentido de humor terem sido inventados.

    ResponderEliminar
  2. Oh pá se calhar tamém nã querias andar ós chocos ós barbudos

    a relação amor-ódio que tens com us poliças levam-me a pensar que gostas deles fardados

    e ainda se fosse a beijar uma criancinha

    mas acusar o papa de Gerontofilia é demais

    ResponderEliminar