11 de junho de 2011

a política do sacrifício, segundo Cavaco Silva


Cavaco Silva deslocou-se a Castelo Branco, para um patriótico discurso sobre o espírito de sacrifício das gentes do interior. Não podia ter escolhido melhor timing para nos vir dar lições de políticas de desenvolvimento para o interior.


Foi um oco discurso sobre “frugalidade” e o “espírito de sacrifício” das gentes do interior como “modelos que devemos seguir num tempo em que a fibra e a determinação dos portugueses são postos à prova”...

O que Cavaco sabe mas não diz é que viver no interior é duplamente difícil. Não só é preciso fazer sacrifícios a mais porque um grupo de pessoas não faz nenhuns, como é preciso fazer ainda mais sacrifícios porque o interior no meio do sacrifício todo é o mais sacrificado.

Porque Cavaco Silva sabe o que querem dizer as portagens da A23 e na A25 e os reflexos que elas vão ter na agricultura, no turismo e nas industrias que o senhor presidente diz querer desenvolver.

Porque Cavaco Silva sabe o custo dos cortes nos serviços públicos no Interior. Sabe o que é um doente de Castelo Branco, da Covilhã ou da Guarda para poder ser operado ou recorrer a algumas especialidades médicas (que por acaso são muito comuns) ter que realizar de urgência uma viagem até ao Hospital de Coimbra.

Porque Cavaco Silva sabe o que significa as escolas do interior fecharem por terem menos de 23 alunos, sabe o que isso significa para as gentes das vilas e das aldeias do interior.

Porque Cavaco Silva sabe quantas bibliotecas há por número de habitantes no Interior.

Porque Cavaco Silva sabe que se não são as instituições de solidariedade social e de desenvolvimento local, as gentes das vilas e aldeias remotas do interior não tinha acesso a qualquer serviço ou auxilio médico, escolar, burocrático ou alimentar.

Porque Cavaco Silva sabe que ainda há populações do Interior sem saneamento básico.

Porque Cavaco Silva sabe o que significa a ausência de uma estratégia de desenvolvimento integrado para o Interior.
Cavaco Silva sabe e sabe muito bem o que é o Interior do país. E ainda assim, levando o embalo do sociólogo do regime e do bloco central (António Barreto), finge não saber.

Espírito de sacrifico? Não se incomode senhor presidente, o que o país precisa e o que o interior precisa é de justiça, o resto vem por acréscimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário