14 de março de 2011

Sócrates ou o drama das oito da noite



O Zé que não faz falta ao país, prepara-se, à luz da concertação do espectro mediático para fazer uma declaração aos seus (in)subordinados à hora do costume.

Afinal que messianica declaração será esta? Será que vai apanhar de surpresa o Zé Povinho, que por essa altura até se poderá engasgar algures a meias entre uma lasca de bacalhau e a couve cozida...

Vamos lá ver os cenários:

1 - Vamos apenas assistir a um discurso estadonovista em que Sócrates pede a todos coragem para ultrapassar esta fase e deixa ainda as chantagens ao povo e à oposição no sentido de que se as (novas) medidas de austeridade (vulgo PEC IV) não forem aprovadas estamos tramados e o país será invadido pelo exército franco-germânico e anexado pela Espanha. Nota: Sócrates fará a sua entrada na sala de S. Bento com meia casca de ovo na cabeça como forma de inspiração.

2 - Perante a escalada dos juros da dívida pública não restou outra alternativa ao Conselho de Ministros reunidos esta tarde senão recorrer ao Fundo de Estabilidade Europeu. Será que vamos ter um Sócrates sem a sua capa de arrogância e admitir a falência das suas políticas e estratégias? Naaa...

3 - Sócrates é forçado institucionalmente a demitir-se por quebra protocolar por não ter notificado o Presidente da República nem a oposição das novas medidas de austeridade. Ai, coitadinho de mim, estava em Bruxelas, não podia, blá blá blá... mas ao menos avisei o meu irmão gémeo político Passos Coelho por telefone.

4 e 5 - Deixa cá ver quem é que eu vou entalar -pensa Sócrates, sentado no sofá da sua sala escura enquanto faz festinhas a um gato branco aninhado no seu colo

4 - Entalar Cavaco - Sócrates dirige-se aos jornalistas com ar apreensivo e decidido. O momento é histórico e a tensão na sala adensa-se. Tomando a palavra, coloca novamente a meia casca de ovo na nuca e avança informando os portugueses que o mundo está contra o governo, a crise está contra o governo, as agências de rating estão contra o governo, os números estão contra o governos, os jovens estão contra o governo e os trabalhadores estão contra o governo. Por isso demite-se e deixa Cavaco entalado. Quem decide agora passa a ser o Presidente da República. A próxima jogada do xadrez político é do PR, mas do outro lado, Sócrates tem xeque-mate em duas jogadas. Que faz Cavaco? Age em conformidade com o seu discurso de recandidatura e assina a demissão do Primeiro Ministro ou por outro lado não tem coragem e tenta a negociação pacífica em nome da estabilidade política e do país?
Objectivo cumprido: Sócrates sai como herói após cumprir o seu dever de renúncia perante a vontade popular mas sai por culpa e acção do sanguinário ancião da direita. Talvez seja a melhor estratégia para tentar capitalizar no discurso para futuras eleições enquanto ainda há alguma margem de manobra nas sondagens. Será que ainda a há na rua?

5 - Entalar Passos Coelho - Sócrates entra concentrado mas descontraído na sala. De imediato a tensão na sala dissipa-se um pouco. O nosso primeiro afirma que a estabilidade governativa está em causa e que vai apresentar na Assembleia da República de imediato uma moção de confiança. Hey!! Então nas o partido do governo não está em minoria na AR? Está, mas a ideia é essa. É forçar o PSD a engolir em seco e votar ao lado da moção de confiança ou então mostrar ao país a sua ânsia de poder, chumbar a moção e tornarem-se assim os verdadeiros responsáveis aos olhos do povo incauto da queda do governo e desta crise política que na realidade seria apenas da responsabilidade de Sócrates.

Qual é a vossa aposta?

Sem comentários:

Enviar um comentário