10 de fevereiro de 2011

Moção de Censura. Queriam o quê?

Há muita gente surpreendida com a moção de censura que o Bloco de Esquerda anunciou hoje apresentar no parlamento.

Mas queriam o quê? Que reduzissem salários, as bolsas de estudo, pensões, abonos de família, etc, etc... E ficássemos a contemplar o retrato passivamente? Estavam à espera do quê? Que o bloco batesse palmas ao fundo pago pelos trabalhadores para financiar o seu próprio despedimento?

Ah e tal o papão da direita neo-liberal, do Passos e do Portas... O sonho da direita não é aquele do Sá Carneiro, um presidente, um governo, uma maioria... O sonho deles foi concretizado pelo PS com estes dois governos. Esperavam que aceitássemos um Serviço Nacional de Saúde "paliatizável"? Desenganem-se.

Pois. Apoiar Manuel Alegre, disse muito da identidade do Bloco. Promover convergências, quando elas são possíveis programaticamente falando, recusando, simultaneamente, sectarismos inócuos antigos. Esta moção de censura é só mais um traço dessa identidade. Não somos sectários, mas somos coerentes e sabemos de que lado estamos.

4 comentários:

  1. «Sabemos que no dia em que estamos a discutir não tem qualquer utilidade prática a apresentação de uma moção de censura». (5/2/2011)

    Sabes quem disse?

    ResponderEliminar
  2. no caso presente, a apresentação de uma moção de censura ao Governo de Sócrates só tem utilidade prática após a tomada de posse do segundo mandato presidencial de Cavaco Silva. [confere totalmente com as supracitadas declarações!] assim, o Bloco irá apresentar uma moção de censura ao Governo de Sócrates "só" daqui a um mês, isto é, no dia 10 de Março - um dia depois da tomada de posse de Cavaco Silva; data em que já tem todo o cabimento apresentá-la!

    não teria cabimento era apresentar-se uma moção de censura no dia 5 de Fevereiro [data das supracitadas declarações], bem como ontem ou hoje (10 e 11 de Fevereiro).

    ResponderEliminar
  3. ahahahah... essa é boa! Então o Louçã referia-se aquele dia em particular. Parece aquelas discussões sobre o "espírito" e a "letra" de declarações e moções e o diabo a sete...
    tá bem, é isso é...

    ResponderEliminar
  4. Nelson,
    É capaz de trocar isso por miúdos?
    Não tinha "não teria cabimento era apresentar-se uma moção de censura no dia 5 de Fevereiro [data das supracitadas declarações], bem como ontem ou hoje (10 e 11 de Fevereiro)." Porquê?
    Uma moção de censura pode ser apresentada quando um grupo parlamentar (ou grupo de deputados) quiser. A dissolução do parlamento (se isso implicar) é que só pode ser efectivada após a tomada de posse do PR. Mas a argumentação e consequente votação pode ser feita 48 horas após a sua apresentação.

    ResponderEliminar