20 de dezembro de 2010




16 comentários:

  1. Está certo, esquerda nenhuma acredita em Cavaco. Tirando o Francisco da Silva, seu colega de blogue, ninguém acusa esquerda nenhuma de andar a fazer fretes a Cavaco. Posto isto, experimente o Adriano fazer a mesma frase com Alegre: "Este blogue acredita em Manuel Alegre". Das duas uma ou se trata da pouco inteligente estratégia de fazer política pela negativa, ou se trata da inteligência de que fazer campanha por Alegre deixou de ser possível pela positiva. Em que ficamos?

    Renato Teixeira

    ResponderEliminar
  2. Então não foi o PS que salvou o BPN? E que se prepara para roubar 500 milhões de euros dos portugueses para colocar no banco mais que falido?

    E o Alegre não é apoiado pelo PS? ou é só pelo Bloco?

    espera ele não foi o mesmo que apoiou a greve dos estudantes ao mesmo tempo que não criticava as políticas do ps em relação ao ensino superior?

    vamos acreditar no manuel alegre! ou naquele comunista...

    ResponderEliminar
  3. só referi o exemplo do BPN porque causa do "patrocínio" na imagem

    ResponderEliminar
  4. "Das duas uma ou se trata da pouco inteligente estratégia de fazer política pela negativa"

    O Renato Teixeira a revoltar-se pela política na negativa é obra, visto ser o campeão disparado nessa labuta, aliás se quiser pode usar a imagem na Rubra visto que todas as suas edições apostam exatamente nessa "política pela negativa".

    A tentativa é boa mas nem todas as respostas passam pela sua sua visão binária do mundo. Sim é possível fazer campanha pela positiva por Alegre (o que não o torna o candidato dos meus sonhos) e atacar Cavaco quando os manda-chuva das empresas cujo logótipo aparece na imagem (o BPN nem precisa de explicação já manifestarem apoio a Cavaco.

    Já agora, frequento muito pouco a sua tasca, pode ser que já tenha anunciado lá o seu voto, não o conheço, ilumine-me.

    Anónimo

    Sobre BPN ver: http://www.esquerda.net/content/indemniza%C3%A7%C3%B5es-no-bpn-ps-aprova-mas-alegre-pedroso-e-vera-jardim-abst%C3%AAm-se

    ResponderEliminar
  5. Adriano, fica-lhe mal o ataque disparatado, embora agradeça a publicidade. Veja, De todas as Rubras que saíram nenhuma (veja, veja: http://www.revistarubra.org/ ) , a não ser a última, é pela negativa. Se vir bem, nem mesmo a última é pela negativa pois ao apelar ao não pagamento da dívida só é negativa em quem não saiba o que fazer face à crise.

    Mas fiquemos pelo positivo da sua resposta: "Sim é possível fazer campanha pela positiva por Alegre (o que não o torna o candidato dos meus sonhos)".

    Assim há por onde conversar. Quer-me dizer o que ainda encontra de positivo num candidato do PS e do Governo, incapaz de mobilizar sequer o próprio partido (muito menos o BE, que eu sei e você sabe); e que nenhum avanço de substancial garante ao movimento.

    É que se daqui não houver luz não sou só eu que fico sem candidato. Estou em crer (e a última fita do BE ao esconder o nome de Sócrates confere essa caracterização), não serei só eu a votar branco, nulo ou PCP, mas dezenas de naturais eleitores do BE. Estou certo que terá uma palavra abonatória relativamente ao Alegre que não seja desdenho, ou medo, de Cavaco Silva.
    Terá?

    Renato T.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Renato Teixeira

    É com muito prazer que constato o seu interesse no tema das presidenciais e que é um adepto do debate plural e democrático, algo que é sempre de enaltecer.
    Primeiro queria deixar claro que embora o Renato aprenda muito e a meu ver faz bem, com o que é escrito neste blog, isto não é uma escola, como tal eu e o Adriano não somos colegas.
    Posto isto, o Renato diz que tirando eu ninguém acusa "esquerda nenhuma"...
    Esta sua frase evidencia uma certa miopia política e até alguma desonestidade intelectual.
    Não acusei esquerda alguma de fazer fretes ao Aníbal, apenas constatei que quem contribui para a eleição do Aníbal é efectivamente de Direita, estamos a falar de factos, a menos que considere Aníbal um político de Esquerda, algo que vindo do Renato não me surpreenderia por aí além.
    Se o Renato que como a sua frase transparece só consegue ver a Esquerda em pequenos sectores, isso é lá consigo mas tenha presente que até o PCP apresentou um candidato que não faz mossa, só para combater a abstenção, ou seja, até os seus pais ideológicos perceberam o quanto está em jogo nestas eleições.
    Para um jovem tão interessado nestas eleições pergunto-me o que tem feito o Renato para combater a candidatura do Aníbal já que a da Esquerda não apoia?
    Ainda vai a tempo de ser útil, recolha as assinaturas para o candidato Viera de modo a que o voto no absurdo faça com que o Aníbal precise de muitos mais votos para ganhar sem segunda volta.
    Assim combate a Direita mesmo não apoiando a Esquerda e provavelmente será o candidato que melhor representa as suas convicções.

    P.S. já votou no Adeus Lenine para blog revelação do ano?
    Basta clicar no quadrado que diz "Combate de Blogs", quem sabe ainda nos convidam para debater as presidenciais.

    ResponderEliminar
  7. Bem, este seu comentário não me convenceu a entrar na campanha para as presidenciais mas fiquei pronto para preparar algo para ajudar o Adeus Lenine no concurso da TVI. Mas só por causa do Francisco da Silva que é carregado do esperto na cabeça e farta-se de saber de política.

    Adriano, entretanto vejo que o comentador anónimo tem alguma razão na crítica que faz. Veja, o mesmo governo com quem vai fazer campanha por Alegre é verdadeiramente anti máfia do BPN: http://economico.sapo.pt/noticias/a-recuperacao-do-bpn_107206.html
    Tudo bons rapazes.

    Renato Teixeira.

    ResponderEliminar
  8. Pois é. O problema é que o seu activismo, Renato Teixeira, desde que deixou o BE e a FER, é todo ele um voto em branco. Devolvo-lhe a pergunta, o que a sua posição acrescenta ao Movimento? Qual a saida para a esquerda portuguesa, a Rubra? o vermelhos.net? a Política Operária? Talvez o Gil Garcia à presidencia não?

    É engraçado e revelador partir do pressuposto que vou fazer campanha pelo Alegre (coisa que até agora não fiz) mas entre um candidato que se bate pelo SNS, pela escola pública, pelo combate à precariedade e assim apresenta um programa minimo para um embate conjuntural como as presidenciais 2011 e Cavaco Silva, voto no primeiro.

    ResponderEliminar
  9. Que grande confusão. Veja a velocidade com que vai do Cavaco aos Vermelhos.net.

    Se reler o que escrevi, rapidamente perceberá que não critiquei a sua posição política de não acrescentar alguma coisa ao movimento. De resto, entendo que as lições a tirar da trajectória do BE devem ser manual de instrução primária em qualquer organização política que se preze. Um verdadeiro caso de estudo.

    Quanto à alegria do Alegre e ao carácter transversal (em termos de centrão) do roubo que consiste o caso BPN, vejo que esgotou o que nos tinha para dizer.

    Boa campanha.


    Renato T.

    ResponderEliminar
  10. A soberba destes jovens aspirantes a funcionários, assessores e detentores doutros cargos políticos só tem equivalência ao seu servilismo mais rastejante em relação às Orientações do(s) Grande(s) Líder(es)do BE$.

    Nem vale a pena gastar muito latim com uns imberbes obrigados engolir o sapo Alegre conspirador do 25 de Novembro, do fim da democracia nos quartéis e nas empresas, da destruição da Reforma Agrária, do desmantelamento nacionalizações da Abril, da introdução dos recibos verdes (1983), das touradas, da homofobia, da poesia nacionalista-serôdia, das guerras americanas, da NATO, do apoio à UNITA, da subserviência à UE, do respeitinho pelos "mercados", dos orçamentos todos que voutou desde Soares a Sócrates....

    É pá! FODAM-SE COM o ALEGRE, CAIAM COM ELE, ESPALHEM-SE AO COMPRIDO E VÃO PRÓ CARAL*{[€0

    ResponderEliminar
  11. "um candidato que se bate pelo SNS, pela escola pública, pelo combate à precariedade e assim apresenta um programa minimo."

    O programa do PS nas legislativas de 2009 não era algo semelhante?..

    http://www.socrates2009.pt/Conteudos/Noticias/Programa-do-Partido-Socialista/Discurso_Jose_Socrates.aspx

    Venham-me agora com miopias políticas...


    Tiago Silva

    ResponderEliminar
  12. De facto ao Renato letra não lhe falta. Tanto purismo com a propaganda negativa e não resistiu a nos fazer propaganda na sua mal lavada tasca, mas eu percebo, é o complexo edipiano com o Bloco. Não pode sequer ver o logótipo do bloco que logo lhe nasce uma lasciva vontade de ataque misturada com a sua tara de booling cibernético. É engraçado porque é inofensivo e fruto de muito mimo infantil (quem se lembrar da sua carta aberta à mesa nacional do BE dificilmente não abre um sorriso largo), mas pelo menos serve de exemplo no caminho a seguir (ou no caso, a não seguir), e na esquerda a maioria sabe bem o lugar vazio, inoperante e sectário onde dá a estrada seguida pelo Renato. Mas há que reconhecer que sem ele a blogosfera seria um local bem mais enfadonho.

    ResponderEliminar
  13. Agradeça, agradeça. Fica-lhe bem.

    Quanto à carta com que um conjunto de militantes saiu do BE, não deve ter dado assim tanto que rir. Ou se deu, a Mesa Nacional não é adepta do sentido de humor nas regionais e nas estruturas de base, onde a direcção do BE se esqueceu de fazer circular a boa disposição edipiana dos dissidentes.

    Aqui fica. Depois regresse e diga-me qual as passagens que mais o desmancharam a rir.

    http://5dias.net/2010/02/02/para-onde-vai-o-bloco-de-esquerda/

    Renato Teixeira

    PS: Já viu as sondagens? Bom trabalho sim senhor.

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pela menção ao vermelhos.net, caro Adriano, mais tarde explicarás porque pensas que este projecto pretende ser "a saida para a esquerda portuguesa".

    ResponderEliminar
  15. João, tens razão no reparo, está retirada a referência ao vermelhos.net.

    Renato, desculpa lá mas não pachorra.

    ResponderEliminar