19 de novembro de 2010

" ...deviam ter vergonha! "

Na última Quarta-Feira, dia 17 de Novembro sete mil estudantes do Ensino Superior manifestaram-se entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República contra o novo método de cálculo das bolsas, consequência da incongruência do decreto 70/2010, que prevê cortes em todas as prestações sociais incluindo nas bolsas de estudo. Esse decreto faz parte das medidas de austeridade que foram lançadas e contra as quais dia 24 o país vai parar. Calcula-se que cerca de 20 mil estudantes vão perder bolsa e milhares de estudantes vão ter que sair do Ensino Superior por não terem como pagar as propinas e os custos inerentes à frequência do Ensino Superior. Por outro lado, os milhares de estudantes que se juntaram em Lisboa manifestaram-se contra as propinas como modelo-base de permanência no Ensino, contra a mercadorização da educação, da vida e do conhecimento. Uma coisa os estudantes conseguiram: dia 9 de Dezembro os partidos vão reavaliar os processos de atribuição de bolsas.



Parece-me que não há causa mais justa que o acesso ao Ensino e ao conhecimento não ser baseado em questões económicas: quem pode pagar estuda, quem não pode não estuda! E perante a eminência de cortes nas bolsas a 20 mil alunos era urgente que os estudantes se expressassem massivamente… Mais: segundo o estudo de Belmiro Cabrita, por causa dos sucessivos aumentos de propinas, em dez anos (1995-2005) um terço dos estudantes mais pobres já tiverem que abandonar o Ensino Superior! Mais ainda: por causa dos estudantes não terem dinheiro para pagar propinas e despesas, o Governo decidiu apostar nos empréstimos bancários como forma de financiamento do ensino. Ou seja: quando um estudante sai do ensino superior tem logo uma divida brutal à banca… E como a vai pagar? Com emprego precário e mal pago? Resultado: os estudantes devem hoje à banca 130 milhões de euros!!



Mas parece que nem toda a gente tem noção destes factos. Em Lisboa estiveram milhares de estudantes de Coimbra, Lisboa, Braga, Porto, Évora, Beja, Guimarães e Guarda… Mas o que disse por exemplo a direcção Associação Académica da Universidade da Beira Interior sobre os cortes nas bolsas e a manifestação?! As direcções da AE´s e AC´s que não se vincularam a esta manifestação e que não participaram nela, como a minha a do ISCTE, são cúmplices e co-responsáveis pelo facto de milhares estudantes irem ficar sem bolsa e terem que abandonar o Ensino Superior. São direcções de Associações de Estudantes que nem merecem ter esse título. São Associações ou de sócios ou apenas dos estudantes que podem  pagar o Ensino. Os outros são menos estudantes, são menos pessoas, têm menos direito porque não nasceram virados para o Sol… São comissões de festas que na prática não representam ninguém a não ser eles próprios.

As direcções das Associações de Estudantes e as direcções das Associações Académicas que não se associaram à Manifestação Nacional do Ensino Superior contra os cortes nas bolsas deviam ter vergonha!

10 comentários:

  1. estudante universitario do ens publico19 de novembro de 2010 às 21:51

    falaram os donos da moral e da justiça!

    Já vos passou pela cabeça que os estudantes podem ter opiniões diferentes das vossas. Já vos passou pela cabeça que muitos estudantes universitários são a favor das propinas? Mas voces continuam a falar na primeira pessoa do plural com toda a pompa e circunstância, que nem papagaios de propaganda!

    Nunca vos passou pela cabeça que as pessoas já não acreditam que voces defendem os mais desfavorecidos? Que voces não são mais que parasitas de um sistema de privilégios e subsídios concedidos à custa das pessoas que trabalham?

    Já pensaram que slogans como "educação grátis" não é mais que pura demagogia e uma atitude imoral sobretudo à custa daqueles que não estudam em universidades e que pagam os vossos serviços?!

    Já pensaram que as universidades são a maior prova de privilégios concedidos pelo Estado?

    Não vos passa pela cabeça que a vossa retórica está a ter uma lente morte, produto do seu insucesso?

    Já que a razão não vos afecta ao menos um pouco de moralidade nessa cabeça!

    ResponderEliminar
  2. Caro estudante universitário e não sei quê,

    Já leste os relatórios da OCDE sobre o futuro da economia portuguesa? Já leste os relatórios de pré-adesão à União Económica e monetária, e seguintes relatórios do banco central europeu e qualquer outra instituição relevante? Já leste os relatórios de tudo o que é especialista sobre matérias de desenvolvimento económico? Aconselho porque chegarás a uma conclusão:para Portugal singrar terá de se integrar num espaço maior a que chamamos "sociedade de conhecimento", e para o conseguir só através de investigação cientifica e desenvolvimento de quadros competentes. Que eu saiba, tanto uma como outra obrigam a um investimento nas universidades públicas e não o contrário. Se leres também todos os relatórios sobre uma coisa chamada Europa2020 (ninguém fala nisso em Portugal,mas é o projecto que seguiremos TODOS, pois há medidas punitivas para quem não cumprir), chegarás à conclusão que a ideia de reforço do ensino não é só de "uns que se acham donos da moral e da justiça" mas meta largamente consensual (o objectivo passa por criar Universidades PÚBLICAS de elite de forma a rivalizarmos com a produção cientifica americana e asiática).
    Eu respeito quem não queira participar de manifestações,cada um sabe de si e a política nunca interessará a todos,mas quem critica porque os papás lhe pagam e ainda sobram uns bons trocos para noitadas...Não admito!Não admito como cidadão responsável e interessado que penso ser e não admito como ex-estudante que teve de pedir empréstimo para seguir a aprender.Se tu não sabes o que é precisar,óptimo,mas não venhas deitar a baixo o trabalho de malta que ao menos tem a coragem de sair à rua e lutar em vez de se conformar alienado à frente da TV sorvendo todas as baboseiras que de lá saem.E repara uma coisa,eu nem sou estudante nem sou do mesmo partido deste jovem lutador,o que não me impede de o apoiar e de o defender.A isto chamamos lutar por o que está certo,seja contra quem for.

    E eu que odeio comentários em blogs cá ando outra vez a comentar...Mas teve que ser!

    ResponderEliminar
  3. classe dos meninos universitários20 de novembro de 2010 às 00:18

    O senhor que já leu tudo (esses relatórios profundos contentores de sabedoria) tem a resposta do futuro da economia.

    Por não precisar, é que acho que devo pagar. Por a maioria (e falo da maioria dos estudantes universitários) não precisar, é que acho que se deve pagar.

    E a tua resposta ainda veio dar mais reforçar o que penso. Meu amigo os fins não justificam os meios. Não basta defender boas causas, é preciso defender os meios justos e correctos. Pedir educação grátis, não é nada mais que pedir que as pessoas que trabalhem paguem aos meninos universitários.

    Meu amigo se as vossas ideias fossem avante melhor seria para mim. Não pagaria faculdade, podia reprovar os anos que quisesse, sem muito prejuízo, boa vida. Depois ainda tirava outro curso. No final ia para o estrangeiro e não contribuia para a economia portuguesa e vou trabalhar para a empresa do meu pai cujo trabalho não tem nada a ver com o que curso que tirei. Basicamente o estado tinha-me dado milhares de euros a pagar-me formação, comida, beneficios na cultura, descontos em vários lugares, que as pessoas que trabalham não têm, tudo isso para depois não contribuir nada para a economia.

    Bravo continuem a vossa luta!

    ResponderEliminar
  4. cambada de palhaços.
    vivem á custa dos vossos pais e por isso são contra esta manifestação.
    cambada de de irredutíveis...monte de zeros e uns que o máximo que poderão vir a ser é dois uns conseguindo acender um led.
    aqui trata-se de algo mais do que lutar contra o pagamento das propinas, exigir justiça para quem não consegue, por quem não tem pais que lambem o rabo aos patrões só para no final do ano terem mais um duodécimo que permitirá trocar o carro antigo, de 4 anos, que só consome muito quando o usam(já estou a ver a cara de felicidade dessas pessoas).... e que passaram esses mesmos valores de vida aos seus filhos pródigos, futuros heróis a lamber botas.
    aqui luta-se por algo mais do que dinheiro.luta-se por humanidade, igualdade e por DIREITOS, não são só os ricos que tem direito à qualidade de vida à felicidade, ao fortunio.
    Por serem todos uma cambada de lambe-botas no seu mundinho ridículo é que temos este pais na miséria, pessoas na rua,pessoas sem família, sem educação, sem plano de saúde médica social, sem cuidados, sem cultura , sem alegria,sem niguem que dê carinho, sem sonhos....morrer na solidão sem nada de nada deve ser tão amargo...
    ...mas temos lambe-botas, patrões que oferecem 475€ euros de ordenado e ainda pensam que são santos(sim!!475€, para os patrões,daria para tirarem o feijão do rabo, uma alegria!), temos pessoas que fazem leis discriminatórias, onde o desgraçado não entra...como é que é possível uma pessoas ou pessoas não irem presas por fazerem leis assim...Como é possível??
    Temos médicos que só pensam na sua casa de praia longe dos problemas.Temos professores que se julgam os donos da sabedoria, vivendo no terror de alguém os ultrapassar(invertendo a teoria da evolução!!mas pronto!).
    Temos putos com pais lambe-botas que ensinam a vestir, ver e a viver à morangos sem açúcar.
    com falta de educação, sem princípios, sem FUTURO..e depreenda-se que futuro não é dinheiro sem princípios.

    Esta luta é por tudo isto e por muito mais, por algo mais sério do que propinas.
    luta-se por vidas, por um sentido, orgulho, valores , princípios...por algo melhor, que não o que nós temos agora.

    Temos a responsabilidade de nos tornarmos homens, de lutar por quem não pode, por algo mais transcendental que o nosso umbigo....cuidar uns dos outros.

    Este país precisa de nós, de quem sabe um pouco de tudo, de quem tem a formação para inverter....de lutar por quem não sabe, por quem não pode, por quem... se fosse vivo tinha lutado por nós, de novo
    ...por aqueles que vivem retidos no seu corpo, presos toda a vida...que num segundo trocavam de vida e estariam a lutar por nós.

    tenho pena da bosta em que se querem tornar, espero que nunca olhem para trás....porque o arrependimento pela vida insignificante e dispensável.Deve ser tão triste sentir um vazio...

    Ser capaz de lutar por justiça deve ser tão bom.

    saúde e sorte...
    abraço,
    nuno soares

    ResponderEliminar
  5. cambada de palhaços.
    vivem á custa dos vossos pais e por isso são contra esta manifestação.
    cambada de de irredutíveis...monte de zeros e uns que o máximo que poderão vir a ser é dois uns conseguindo acender um led.
    aqui trata-se de algo mais do que lutar contra o pagamento das propinas, exigir justiça para quem não consegue, por quem não tem pais que lambem o rabo aos patrões só para no final do ano terem mais um duodécimo que permitirá trocar o carro antigo, de 4 anos, que só consome muito quando o usam(já estou a ver a cara de felicidade dessas pessoas).... e que passaram esses mesmos valores de vida aos seus filhos pródigos, futuros heróis a lamber botas.
    aqui luta-se por algo mais do que dinheiro.luta-se por humanidade, igualdade e por DIREITOS, não são só os ricos que tem direito à qualidade de vida à felicidade, ao fortunio.
    Por serem todos uma cambada de lambe-botas no seu mundinho ridículo é que temos este pais na miséria, pessoas na rua,pessoas sem família, sem educação, sem plano de saúde médica social, sem cuidados, sem cultura , sem alegria,sem niguem que dê carinho, sem sonhos....morrer na solidão sem nada de nada deve ser tão amargo...
    ...mas temos lambe-botas, patrões que oferecem 475€ euros de ordenado e ainda pensam que são santos(sim!!475€, para os patrões,daria para tirarem o feijão do rabo, uma alegria!), temos pessoas que fazem leis discriminatórias, onde o desgraçado não entra...como é que é possível uma pessoas ou pessoas não irem presas por fazerem leis assim...Como é possível??
    Temos médicos que só pensam na sua casa de praia longe dos problemas.Temos professores que se julgam os donos da sabedoria, vivendo no terror de alguém os ultrapassar(invertendo a teoria da evolução!!mas pronto!).
    Temos putos com pais lambe-botas que ensinam a vestir, ver e a viver à morangos sem açúcar.
    com falta de educação, sem princípios, sem FUTURO..e depreenda-se que futuro não é dinheiro sem princípios.

    Esta luta é por tudo isto e por muito mais, por algo mais sério do que propinas.
    luta-se por vidas, por um sentido, orgulho, valores , princípios...por algo melhor, que não o que nós temos agora.

    Temos a responsabilidade de nos tornarmos homens, de lutar por quem não pode, por algo mais transcendental que o nosso umbigo....cuidar uns dos outros.

    Este país precisa de nós, de quem sabe um pouco de tudo, de quem tem a formação para inverter....de lutar por quem não sabe, por quem não pode, por quem... se fosse vivo tinha lutado por nós, de novo
    ...por aqueles que vivem retidos no seu corpo, presos toda a vida...que num segundo trocavam de vida e estariam a lutar por nós.

    tenho pena da bosta em que se querem tornar, espero que nunca olhem para trás....porque o arrependimento pela vida insignificante e dispensável.Deve ser tão triste sentir um vazio...

    Ser capaz de lutar por justiça deve ser tão bom.

    saúde e sorte...

    ResponderEliminar
  6. 1º Ponto) Calma Nuno que quanto mais falamos assim mais razão lhes damos. O objectivo é mostrar a razoabilidade do nosso ponto de vista e por a lógica convencer outros de que estamos certos. Se o que defendemos é justo e correcto só temos que seguir a defende-lo, firme e pacificamente.Percebo o que sentes meu amigo, mas não é assim que os vamos vencer...

    Quanto ao meu amigo estudante,

    Deixa-me que te diga,o teu ponto de vista é engraçado,mas infelizmente típico da tua geração. Primeiro por o desprezo que sentes por o conhecimento,demonstrado no inicio da tua resposta.Se não queres ler,aprender e desenvolver capacidades,afinal que fazes tu na universidade?Não tenho chaves-mágicas,mas opiniões sustentadas,o resto vem da área na qual trabalho.
    Segundo,vejo por a tua resposta que és novo.Não estavas lá em 2004/2005 quando tantos colegas nossos foram obrigados a arrumar a trouxa e voltar para casa porque não tinham dinheiro para continuar.Gente que morreu na praia,mesmo no último ano,outros que mais a frente deitaram a investigação que tinham feito para o esgoto.O que se passa agora é em muito semelhante,pois a debanda vai afectar os (poucos) bolseiros.Se ao fazeres o cálculo de atribuição de bolsa contares cada elemento adulto de um agregado como 0,7 e cada criança como 0,5 imagina quanto dá?!Podes vir com essa retórica fajuta de "se não têm é porque afinal não precisam",mas a realidade é que um casal com 2 filhos sendo um menor e o outro bolseiro, com rendimento total de 1200 euros vê o filho sem direito à bolsa a que deveria ter direito.Com toda a certeza que não te enquadras neste perfil,nem nenhum dos teus amigos,pois irias recambiado para casa. Como te disse,já não sou estudante e nunca fui bolseiro (era para o ser,num projecto de investigação,mas nesse ano começaram os cortes pois não era prioritária a investigação cientifica), mas é com pena que vejo ainda hoje muitos amigos que nunca "lá chegaram" por manifesta falta de apoio.
    Por ultimo,a tua atitude é lamentável...E tipicamente portuguesa!Primeiro vens defender quem paga imposto,mas eu que os pago (e não são poucos) apenas me queixo de não servirem para nada ou por serem utilizados para pagar os luxos de alguns.Mas estudar não é um luxo,é um direito e constitucionalmente estabelecido.E para mais,neste momento é uma necessidade para o país,pois mais do que nunca precisamos de pessoas capazes que se tornem quadros produtivos (uma pessoa formada é pelo menos triplamente mais eficaz e produtiva). Mas o pior é associares a gratuitidade à falta de rigor e de exigência...Lamentável,mas é por haver pessoas assim que estamos onde estamos.O que impede uma coisa de ser gratuita e ao mesmo tempo limitada?E exigente?E de excelência?Já agora quanto é a tua taxa de aprovação?E achas bem que os teus país te paguem,que continues a ser um "parasita" para eles?Quanto ao aproveitamento que dás ao teu conhecimento no final...Isso é contigo e com quem te contrata,como deves saber muitos dos maiores empresários do mundo não estudaram economia ou gestão e muitos dos grandes escritores do mundo contemporâneo também nunca se dedicaram ao estudo da literatura ou da filosofia...Se o teu pai te quiser contratar,óptimo para os dois,mas quanto ao facto de seres bom no que fazes...Isso é lá contigo!Mas por o desprezo que dás ao que aprendes...

    ResponderEliminar
  7. 1) As Associações Académicas, concordando ou não com os cortes nas bolsas e a elitização do ensino, têm o dever de ter uma postura democrática perante os estudantes que os representam. Porque dirigem um membro electivo e democrático têm o dever de defender quem representam. Portanto as Associações Académicas, todas elas, porque os cortes vão chegar a todas as faculdades e Universidades, de se associar à Manifestação. Se as Associações Académicas representam os estudantes e se há estudantes da sua faculdade a quem vão ser cortadas e bolsas obrigando-os a deixar os estudos, a decência pedia no mínimo que essas Associações Académicas estivessem cientes das suas responsabilidades.
    2) Há opiniões claro, mas há uma fronteira. Assim como o fascismo não é uma opinião, é um absurdo, também dizer que nem todos devem ter acesso da mesma forma ao acesso ao conhecimento, como um direito base de um regime democrático, não é uma opinião: é um absurdo! Ok, se falássemos das contas públicas, isso era obviamente discutível, agora há uma coisa que não é discutível: a estupidez.

    ResponderEliminar
  8. Realmente devo dizer que esperava mais dos vossos comentários. Mas não. Estão reduzidos a comentários de fúria, como se fossem detentores da moral e da justiça do mundo e não conseguem por a hipótese de outro ponto de vista, considerando todos aqueles que não apoiam as vossas causas como imorais e egoístas. Realmente entre a vossa ideologia e a religião não há muitas diferenças. A razão e lógica não têm importância, apenas a fé.

    Mas deixem lá eu sou um menino rico (voces de certeza que não são, muito provavelmente são operários...), que não se importa com os outros. Só acho que quem tem dinheiro deve pagar o ensino, mas isso voces estão contra não é? Porque voces defendem sempre os pobrezinhos...
    hipócritas

    ResponderEliminar
  9. ah e já agora os estados fascistas, tinham todos duas coisas em comum: eram socialistas (no termo mais contemporâneo, que reconhece o direito à propriedade privada) e controlavam a liberdade das pessoas (mas isto já está implícito na noção de socialismo). O menos de todos seria Pinochet no Chile talvez. Mas de resto desde Hitler, Mussolini, Salazar, Tojo, até Perez da Argentina tinham programas socialistas. Aliás muitos dos programas socialistas vigoram ainda hoje, desde o tempo fascista. Mas pelos vistos fascismo é um absurdo, enquanto socialismo já não é.

    Olha a religião a falar...

    ResponderEliminar
  10. O PUNHETEIRO DA GARDUNHA22 de novembro de 2010 às 13:56

    Grande exercício de retórica. Quando um dos únicos inscritos no Bloco de Esquerda e que é lider da Associação de Estudantes do IPG-Guarda acordou e concordou com o presidente a fixação de propina máxima, alegando ser um mal menor. Em que ficamos? Diz que a Associação não é do Bloco e obedece à maioria, mas e vai para os jornais, em nome próprio, defender as propinas e faz queixa ao partido quando a Coordenadora do Bloco local lhe pediu as contas, que nunca apresentou.O tal que não só incentiva como participa activamente nas praxes, o tal que gere o bar da Associação como se de um negócio seu se tratasse ostentando sinais evidentes de riqueza, comer sempre fora, telemóveis topo de gama, roupa de marca, que ninguém lhe conhecia quando era estudante. A Associação e o partido são a lotaria destes meninos e depois só reproduzem a cassete que as chefias lhes mandam, como é o caso deste vergonhoso post.

    ResponderEliminar