11 de novembro de 2010

Como fazer capas bonitas e que vendam

O jornal "Sol" noticia que o Bloco de Esquerda desistiu da manifestação contra a NATO, que ocorrerá no próximo dia 20 de Novembro (Sábado), o que é por demais mentira.

Esta capa não passa de uma piada de mau gosto que amanhã certamente despertará a atenção de muitos leitores assíduos da imprensa escrita, pelo que o objectivo de vender jornais por os vender, não interessando o que se escreve, será cumprido.

O desmentido a esta contra-informação oportunamente sairá a público. E pode-se desde já prometer que não se processará nenhum jornalista por esta capa.

Já agora deixo aqui um excerto de um documento aprovado na Mesa Nacional do BE, que poderia ter sido útil ao Jornal SOL, se neste caso tivesse tido a mínima preocupação em ser fiel à veracidade dos factos neste caso específico:

3. O Bloco de Esquerda apoia as iniciativas de mobilização que constroem uma resposta à crise social, seja a paralisação da administração pública a 6 de Novembro, a manifestação de estudantes a 17 de Novembro, ou a contra-cimeira e a manifestação contra a guerra e a NATO no dia 20 do mesmo mês.

in Contra a Economia do Abismo, Greve Geral

No entanto, não pode passar em branco, a falta de vontade dos principais organizadores desta manifestação, em tornar esta um momento unitário de negação da NATO e da participação de Portugal nela. Para melhor se perceber este episódio, convido-vos a lerem este artigo da Ana Cansado:

Até dia 13 de Outubro éramos todos livres de participar nos eventos organizados em nome da PAZ. Contudo, no dia 13 de Outubro, a Campanha em defesa da paz e contra a Cimeira da NATO em Portugal, conhecida como Campanha «Paz sim! NATO não!», que convocou, promove e organizará uma manifestação dia 20 de Novembro, para a qual apelou à participação de todos os portugueses amantes da paz, resolveu excluir deste convite outras entidades que não integram a «Campanha Paz sim! NATO não!» apesar de nunca as ter convidado a participar em qualquer actividade da mesma.

in Uma declaração de guerra encoberta pela defesa da Paz

Sem comentários:

Enviar um comentário