20 de setembro de 2010

há problemas?! culpam-se os ciganos e suspende-se a democracia. já está

A extrema-direita ganhou 20 lugares no parlamento sueco.
(Podem encontrar a noticia no Público)

Em França expulsam-se ciganos, na Suécia dá-se 5.7% dos votos à direita xenófoba, de Bruxelas chegam vistorias e condicionamentos aos poderes dos parlamentos nacionais em matéria de politica orçamental.

As crises económicas sempre foram espaços férteis para a direita anti-democrática jogar o seu jogo e conquistar apoios. Não há limites para o populismo e o alarmismo.

Assim é fácil: há criminalidade? a culpa é dos ciganos. Há desemprego? dos imigrantes. Há gastos sociais? são os desempregados! pouca produtividade? a culpa é dos trabalhadores! Endividamento? São os gastos sociais... Tudo vai mal? demasiado estado!


No ping pong demagógico e mentiroso lá se atiram desempregados contra imigrantes, precários contra desempregados, todos contra os ciganos... Mais uns pozinhos para descredibilizar os serviços públicos e o Estado e num instante a culpa é do excesso de democracia...

Uma leitura rápida dos comentários à noticia do Público foi o suficiente para me deixar em pânico.

Sempre foi demasiado fácil e tentador encontrar bodes expiatórios para os nossos males só que, geralmente, os acusados são inocentes, os problemas ficam por resolver e quem perde é a democracia.
A direita em Portugal nunca soube fazer melhor que isto e, mesmo o PS, a julgar pela forma como entrou na campanha do CDS contra o RSI, ou como corta os subsídios de desemprego, ou como votou contra o voto de condenação ao Governo francês pela expulsão dos ciganos ... não sei não

6 comentários:

  1. a grande diferença porque os ciganos gostam mais da frança do que da roménia, é simplesmente porque na frança podem continuar sem trabalhar e ganhar subsidios. na roménia o estado social não é tão simpático com os parasitas.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que os ciganos, tal como eu, também não gostariam muito de viver em certas regiões do Sudão.
    Acho que o anónimo tem uma proposta muito boa: vamos destruir o que resta do Estado de bem estar social para ninguém vir para cá.
    Caro anónimo, V.Exa. deve ser um "esloveno típico". Digo isto pois ouvi a um esloveno uma anedota sobre a "característica nacional" do povo esloveno, dito pelo próprio: a inveja.
    Contava ele: Deus apareceu a um homem e disse-lhe que podia pedir o que quisesse e ser-lhe-ia concedido. Mas atenção, Deus daria o correspondente ao dobro do pedido ao vizinho do referido homem. Eis que o homem pede: "Fura-me um dos meus olhos".
    Acho que é nestas anedotas, que até envolvem "caracteres nacionais" à mistura, que se enquadram teorias miseráveis como essa, meu bom anónimo.

    ResponderEliminar
  3. Post-scriptum: toda a simpatia para com as eslovena e os eslovenos; a anedota foi contada por um notável esloveno.

    ResponderEliminar
  4. "Expicações do tipo etnocentrista
    Já quando olhamos para outras sociedades, outras classes sociais, outros grupos ou outras culturas e tomamos como referência a nossa própria realidade social e cultural, tendemos a explicar os fenómenos dessas sociedades, classes, grupos e culturas de uma forma etnocentrista.
    Tais explicaçôes pressupõem um sentimento de superioridade e a sobrevalorização da própria cultura, levando à formulação de juízos de valor que inferiorizam e desvalorizam a especificidade social e cultural da realidade observada, razão pela qual não têm qualquer valor científico. Dois exemplos apenas: "os ciganos são um povo machista"; "os africanos não gostam de trabalhar"."
    Sociologia em Acção, António Pedro Pombo, Filipa César, João Teixeira Lopes, Maria Helena Alves

    ResponderEliminar
  5. Lindo, Ana. Nem mais.

    Com a irónia da piada temi ser mal-interpretado. Para quem não percebeu a piada, a Ana deixou aqui uma óptima leitura - que também subscrevo.

    Caro anónimo, vê se aprendes alguma coisa com a Ana Martins. Estuda, anónimo, estuda.

    Ana, parabéns pelo blog :) [http://arsenaldosinvalidos.blogspot.com/]

    ResponderEliminar
  6. toda a gente sabe que os políticos, os banqueiros e o madoff são caiganos.

    ResponderEliminar