17 de setembro de 2010

do despedimento à reorientação laboral cubana

importa sublinhar que a deliberada distorção difundida para apresentar como despedimentos o processo de reorganização de actividade com “reorientação laboral de trabalhadores para outros postos de trabalho” e “outras formas de relação laboral não estatal como o arrendamento, o usufruto, cooperativas e trabalho por conta própria

às vezes, o melhor é mesmo ficar-se calado.

6 comentários:

  1. Calado? Ficar calado perante a mentira?
    Dizer que Cuba despede é a maior mentira da década. Há uma efectiva reorganização económica, uma revitalização do mercado ( sim o mercado não é um exclusivo do capitalismo, já havia mercado antes do capitalismo ); uma revitalização que passa pelo incentivo ao próprio trabalho independente do estado!
    Calados?

    ResponderEliminar
  2. Caro Fabian, muito me entristece ver o bloquismo contemporaneo alinhar no diapasao da direita mediatica...para o lixo foucault, deleuze, chomsky, malcolm x e tantos outros. vamos replicar a mensagem dos media dominante de braços dados com gloria estefan, george bush e posada carriles! vamos pensar que todas as organizaçoes da esquerda latino-americana que atingiram o poder na ultima década sao todos estupidos e corruptos, ou pior ainda, stalinistas...

    "às vezes, o melhor é mesmo ficar-se calado", nao acha?

    ResponderEliminar
  3. Ora parece que brevemente, em Portugal vamos ter de proceder ao despedimento de funcionários públicos, ou melhor, segundo o PCP vamos ter de recorrer a uma reorientação laboral... O que dirá nessa altura ao governo o PCP?
    Esta não esperávamos do PCP. aCabaram de dar razão a qualquer governo que tome por força das circunstâncias (país falido idêntico a cuba) uma medida idêntica. Obrigado PCP ..A té que enfim.

    ResponderEliminar
  4. cuba é um pais falido?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_Cuba
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_portugal
    (para os incautos um bilhão são mil milhões)

    a "reorientação laboral" é má ou boa dependendo do contexto que se faz e porque se faz.

    mas arrisco-me a dizer que quando cuba faz uma reorientação laboral chama-lhe despedimentos, quando o governo ca do sitio faz despedimentos chamam-lhe reorientação laboral. assim está bem.
    é como outras coisas: http://www.youtube.com/watch?v=BHQvyifbRfw

    ResponderEliminar
  5. para ficar claro:
    cuba: 16,79 mil milhões, força de trab. 4 853000
    portugal: 507 mil milhões, força de trab. 5 583000

    sem esquecer que cuba, ainda com um bloqueio criminoso, consegue ter um SNS exemplar, educação publica e gratuita em todos os graus, direito à habitação, à alimentação, ao trabalho etc.

    por isso,
    "às vezes, o melhor é mesmo ficar-se calado"

    ResponderEliminar
  6. Perante isto o que dirão os pregadores da "desgraça portuguesa", incluindo o PCP e os seus "cassetes" de serviço, com Jerónimo de Sousa à cabeça?
    O mais certo é não dizerem nada, pois quando o "modelo" comunista apresenta as suas fragilidades o PCP costuma desligar as "cassetes".
    A notícia não me dá qualquer prazer.
    Pelo contrário, lamento-a. Pois a pior coisa que pode suceder a quem trabalha é ser despedido sem justa causa, mesmo que em nome da crise.
    No entanto a notícia poderá servir para que se tenha a noção de que, a nível mundial (e não só em Portugal) as coisas estão bem feias.
    Solução?
    À falta de melhor, arregaçar as mangas, trabalhar e lutar solidariamente contra a crise.
    E, a par disso, não alinhar na demagogia dos que (por não terem a possibilidade e a responsabilidade de ascender ao poder) tudo resolvem apregoando a necessidade de se distribuírem facilidades e isenções, a par de aumentos salariais.
    Tal como escrevi em Dezº/2008, continuo a pensar que:
    “afigura-se mais fácil o rejuvenescimento do regime Cubano do que a reconversão dos dogmas leninistas do PCP, que o impedem de adoptar conceitos que inspiram a esquerda moderna”.

    ResponderEliminar