6 de abril de 2010

Sacar as rolhas quando o vinho é nosso é uma chatice

Todos os ex-candidatos à liderança do PSD opuseram-se à tão badalada lei da rolha, entrando entre eles numa fulgurante competição para medir quem era o mais democrata, o mais tolerante, o maior promotor do espírito crítico, ao direito ao contraditório, e por ai adiante com muitos determinantes e pronomes indefinidos...

O menino bonito do PSD, na qualidade de candidato, até uma carta escreveu a Rui Machete para se revogarem as alterações estatutárias já em Abril, "urge corrigir o equívoco criado" dizia ele.

Agora que Passos Coelho tem a autoridade política para comprar um saca rolhas, parece que para os lados da Rua de São Caetano o stock está esgotado.

E os argumentos para não se repor o stock, como o bloco central português já nos habituou, são do melhor:

Luís Marques Guedes disse ser "impossível" acrescentar um ponto à ordem dos trabalhos do Congresso de Carcavelos para debate e votação de alterações aos estatutos do PSD. "Para isso ser feito, era preciso haver uma reunião do Conselho Nacional que alterasse a agenda do congresso. Como o congresso já estava convocado, era impossível", referiu o secretário-geral do PSD. (ver a notícia aqui)

Que grande chatice essa a de obrigar os senhores a terem que reunir o Conselho Nacional antes do Congresso e a cumprir a sua palavra. Agora terá que ficar para outro Congresso, quando? Não se sabe. E talvez não dê grande jeito convocar um, as justificações criativas e originais já todos conhecem.

Até lá o país terá que continuar a viver com esta dura realidade.

5 comentários:

  1. Melhor que isso é o Cavaco, que impõe uma rolha a si mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Quem tem telhados de vidro, deve é estar calado.

    http://www.esquerda.net/content/view/15914/1/

    Tanto atacaram o PSD pela lei da rolha, quando no PS nem precisam de lei, é mesmo um dogma não se atacar o partido, nem criticar o seu lider.

    Falta de cultura democratica.

    P.S.: sabe bem pertencer finalmente a um partido onde se pode discutir à vontade, e o espirito critico é bem-vindo.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso há militantes do Bloco que se queixam do mesmo:
    "A notícia da existência deste blog, e da ultrapassagem das duas centenas de aderentes subscritores da Convenção extraordinária, não passou no crivo editorial do Esquerda.net.
    Alegam os responsáveis que só quando a "petição" estiver concluída aquele portal voltará a dar atenção ao exercício deste direito estatutário, pela primeira vez exercido em 10 anos do Bloco.
    O Esquerda.net é, também, o nosso portal, porque somos aderentes do Bloco, alguns de nós membros eleitos em Convenção para a Mesa Nacional.
    Para o Esquerda.net "a promoção da iniciativa cabe aos seus promotores". Estamos de acordo, não nos tínhamos era apercebido que o esquerda era um espaço de promoção de iniciativas, julgávamos que era um "órgão de informação alternativa".
    http://convencaoextraordinaria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nesse blog ou em qualquer outro @s autoras/autores dizem o que for de sua vontade. E nos Esquerda.net está também a informação sobre a tal petição e alguns lamentáveis comentários da parte de peticionári@s (http://www.esquerda.net/content/view/15628/27/). Tod@s @s militantes receberam mail sobre essa proposta de convenção que para discutir o sexo dos anjos - a democracia e a paciência d@s bloquistas é grande e generosa. Se conseguirem, o que eu duvido, lá teremos de ir discutir sabe-se-lá-o-quê com as pessoas que só queriam apoiar Alegre, quando a maioria d@s bloquistas não queria, e que só não apoiam alegre [sem apresentar proposta consistente] poque a maioria dos bloquistas indicou o caminho para uma candidatura como a de alegre.

    ResponderEliminar
  5. quem são essas pessoas que queriam apoiar Alegre quando a maioria dos bloquistas não queriam? calculo que é mais uma ficção posta a circular pelo grande timoneiro...
    e quando fala em "paciência dos bloquistas" está a insinuar que quem pede uma convenção do bloco não é bloquista???

    ResponderEliminar