2 de setembro de 2012

o fabuloso acordo da EDP


 Depois do acordo com a troika e consequente alteração das leis laborais a gerência da EDP não perdeu tempo denunciando o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Segundo o site da empresa (www.edp.pt) pretende-se fazer a “adequação do conteúdo do ACT ao novo enquadramento legal laboral”, “maior equidade e eficiência na gestão das pessoas” não se sabendo se os trabalhadores irão ganhar salários como os de Eduardo Catroga e António Mexia para haver “maior equidade”. 
Na verdade, parece que Catroga e Mexia querem mesmo é retirar direitos e diminuir “despesas” salariais. Procurei reações e só encontrei esta no facebook: https://www.facebook.com/pages/Siesi-Sindicato-das-Industrias-Electricas-do-Sul-e-Ilhas/122504457821798 
Perguntei a várias pessoas da EDP e ninguém sabia de nada (o que acabei por confirmar em vários sites sindicais). Se a EDP já enviou a sua proposta de novo ACT no dia 30 de Julho aos sindicatos porque é que estes, um mês depois, ainda não informaram os trabalhadores sobre os conteúdos da proposta da empresa e uma breve análise a esses conteúdos?
Fabuloso acordo para os administradores da EDP.

A Proposta da empresa pode ser vista aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

  1. Realmente, esta divulgação como está, tem um interesse do C.....
    Para informação, e esta informação já foi dada, está a ser ultimado pela FIEQUIMETAL, um documento comparativo, artigo a artigo, cláusula a cláusula entre o que temos ainda e o que a empresa propõe alterar em sede de negociação para que todos os trabalhadores possam aferir o que realmente está em causa.

    Eu espero que esta pressa toda em querer saber, se converta numa forma atenta e activa de actuar quando da negociação do novo act.Espero que as pessoas contribuam nos vários plenários com sugestões e opiniões para que o novo act não caia de facto. Plenários vazios são sinal efectivo de fraqueza.
    Neste período de férias, só acordaram agora para a denúncia do ACT?
    Ah, pois...as cadelas apressadas normalmente têm problemas e eu, pela minha parte, vou lutar com todas as minhas forças para que os aproveitamentos políticos não aconteçam nesta negociação.
    Para já, posso informar que a proposta da EDP, a entrar em vigor sem negociação, corta directamente no meu salário quase 300 euros. Quem assumir esta perda, irá ter que depositar na minha conta todos os meses, pelo menos esses valores, ok?

    ResponderEliminar
  2. Vocês fizeram bem. Agora NÓS trabalhadores da EDP podemos conhecer o que a Administração quer - 33 dias depois desta ter entregue aos sindicatos. E vamos à luta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bão? assis é qué fechem-nos a lux por amor de deus queu tenho saudades dos candeeiros de pitroil

      Atão seu fabiano...a deitar abaixo a obra de Mao tsé seu estalinista....

      retirar direitos seria de esperar
      já que lhes retiraram receitas garantidas né?

      e com o pessoal a debandar do pays
      e a velharia sem paciência para computadores e TV fora o gordo e o Jorge Gabriel
      o con sumo eléctricus bai baixar né?
      Vocês fizeram bem. Agora NÓS...este fala pelo chefe do posto aqui da zona?

      esse até recebeu aumento...
      Noz...Nozes...
      os reformados pelo menos inda mastigaram umas reformas supimpas
      agora vozes tão lixados como os restantes..

      Pode ser que vos aumentem 150% quando vier o escudo

      em 1985 aumentaram-vos 60%...a mim in recibos verdes de 19 e 200 por mês o aumento foi só de 30%

      Eliminar