13 de junho de 2012

Contra o trabaho infantil!

"10. Educação pública e gratuita de todas as crianças. Eliminação do trabalho das crianças nas fábricas na sua forma hodierna (...)."
(Karl Marx e Friedrich Engels, 1848)

ou dito por outras palavras:



3 comentários:

  1. Comecei a trabalhar com 11 anos.
    Não cheguei a conhecer o que seria uma educação adequada à minha idade, pelo menos aquilo que hoje sucede com a maioria dos que têm essas idades.
    O que mais me marcou na altura em que essa questão de trabalhar se colocou, foi a impossibilidade de continuar os estudos como sucedeu a alguns -poucos- dos meus colegas de escola primária...Isso marcou toda a minha vida de forma indelével e segundo percebi afectou também profundamente a da minha mulher a quem sucedeu exactamente o mesmo.
    Somos o que permitiram que fôssemos.
    Nem consigo imaginar se as coisas tivessem acontecido de outro modo, se tivesse continuado a Escola, completado o Secundário e se, imaginem, me tivesse licenciado em qualquer Universidade.O que poderia ter sido de diferente a minha vida...
    Por isso não compreendo alguns espíritos que julgam ser melhor voltar aos tempos de outrora.
    Não consigo aceitar o pensamento daqueles que acham que estudar até ao nível que hoje se estuda é perda de tempo.
    Agora a nossa juventude não tem nenhumas ofertas de trabalho, na altura havia sem dúvida mais possibilidades mas os salários eram baixíssimos, davam para pouco ou para quase nada, especialmente os que eram oferecidos aos miúdos.
    Lembro-me que os patrões se fossem "generosos" quando verificavam essa premência, porque parecia mal ter alguém a representá-los mal vestidos, ofereciam uns extras para podermos comprar uns sapatos ou um outra peça de vestuário.
    O que está por detrás de toda esta mecânica social, a actual e a de antes?
    -No fundo é isso que os actuais governantes, aliados aos "criadores" deste "Inimaginável Mundo Novo", pretendem repor em Portugal, uma economia feita de trabalho prestado na base de um espírito de quase total indigência.

    ResponderEliminar
  2. obrigado pelo testemunho, meirelesportuense. de facto, a sociedade só tem a ganhar em ser justa com as crianças e os jovens. o progresso de cada pessoa é importante para o progresso geral. consciências abertas são libertadoras.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Bruno, quanto maior for o nível educacional de um Povo melhor estará ele preparado para enfrentar qualquer situação que se lhe apresente.Não devemos ter medo do futuro se estivermos preparados para trabalhar em qualquer área.
    Devemos saber compreender as mudanças que se operam mo Mundo e adaptar os nossos conhecimentos a essas mudanças.
    Não é assim muito difícil perceber as alterações que se vão verificando...

    ResponderEliminar