Medvedev e Putin na corrida para candidato a presidência da Federação Russa geram cartazes criativos de autoria anónima.
No referido cartaz, Medvedev surge como uma versão russa do Capitão América (inspirado no filme “Capitão América: o Primeiro Vingador”, que estreia brevemente) e segurando um dos seus objectos preferidos, o iPad. O mesmo artista, anónimo, já elaborou outras campanhas semelhantes. Segundo ele, o cartaz é uma resposta a um outro em que Putin aparecia como o espião James Bond.
Apesar das autoridades se preocuparem em remover rapidamente os seus cartazes, o artista deixa a sua marca. Em http://www.monolog.tv/ (monolog é a assinatura que surge nos cartazes) podem ser vistas outras obras do artista, nomeadamente aquela em que num cartaz com o rosto de Kadafi aparece a inscrição "Proura apartamento".
De facto, se eu tivesse dotes para o desenho, fazia um cartoon com a dança das cadeiras entre os dois. Essa dança recordaria a passagem de Putin de Presidente da Federação, em 2008, para Primeiro-ministro do seu sucessor Medved, contornando o limite de mandatos presidenciais. Situação que não demorou a gerar um bicefalia não somente heráldica (que já existia) mas também política.
Agora que foi superada a limitação constitucional (que apenas fala em mandatos consecutivos), andam nesta disputa da cadeira. Curiosas são as comparações, James Bond, Capitão América... Um destes dias escrevo sobre o Capitão América.
Sem comentários:
Enviar um comentário