16 de fevereiro de 2011

Sujeito Político Muito Bem Identificado


1 – O Bloco de Esquerda é um movimento político de cidadãs e cidadãos que assume a forma legal de partido político.

2 – O Bloco de Esquerda, adiante também referido como Movimento, inspira-se nas contribuições convergentes de cidadãos, forças e movimentos que ao longo dos anos se comprometeram e comprometem com a defesa intransigente da liberdade e com a busca de alternativas ao capitalismo. Pronuncia-se por um mundo ecologicamente sustentável. Combate as formas de exclusão baseadas em discriminações de carácter étnico, de género, de orientação sexual, de idade, de religião, de opinião ou de condição.

3 – O Bloco de Esquerda defende e promove uma cultura cívica de participação e de acção política democrática como garantia de transformação social, e a perspectiva do socialismo como expressão da luta emancipatória da Humanidade contra a exploração e opressão.


Nota: Em suma e como resposta a quem está preocupado com a ideologia do Bloco de Esquerda:
o Bloco de Esquerda é um partido da esquerda socialista e anticapitalista, é um partido plural no qual as contribuições convergentes das e dos aderentes se reunem num projecto político baseado nos referidos princípios.


Ou, para que se compreenda melhor, não é uma bengala efectiva ou potencial de políticas que derivam de Uma teoria que não é socialista.

2 comentários:

  1. Aquele é um belo texto do Bruno Góis...
    Aliás, vendo agora que também és o autor deste post, o link remete para um belo texto teu :) Muito bom mesmo, bastante esclarecido. Força nisso!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Dalai Ama remeti pois pensei que não valia a pena postar aqui algo que já escrevi, há mais tempo, e que é muito grande para por num blog.
    Um abraço!

    ResponderEliminar