16 de fevereiro de 2011

Querem que o BE salve o PS?

A moção de censura anunciada pelo Bloco, suscitou muitas análises, quase todas elas sem o mínimo de rigor histórico, acerca da origem do "movimento sob a forma de partido" que o BE é. Quase todas elas, oriundas do interior do PS.



A mais caricata de todas, é aquela que parece resultar dos pensamentos de Elísio Estanque. Parece que a última esperança que o sociólogo descortina para "a reforma do PS" só poderá verificar-se com o auxílio do BE. Resgatar o PS do seu pântano ideológico só será possível, se o BE se aproximar do PS, de forma a depurar todos os vícios clientelares e derivas liberais do partido do Governo. Só o Bloco pode, parece ser esta a sua análise, devolver (será mesmo o verbo? não será colocar?) o PS à Esquerda. Mas para tanto, é necessário uma "acção pedagógica que leve estes delírios a compreender que a realidade actual não se compadece com o sonho de uma "revolução permanente" de inspiração trostsquista..." .



Para o PS, uma acção pedagógica daquele tipo só resultaria se aliada a uma ida ao confessionário da História, por problemas de consciência.

1 comentário:

  1. Caro Hugo,
    Era dispensável o estigma de "caricato"... porque se vamos por aí, as caricaturas de políticos abundam por todo o lado, mas as de "revolucionários" andam quase todas à volta do Bloco.
    Não adianta chutar para canto sempre que se fala do Bloco. Não é o PS que está em discussão neste caso. Estou muito àvontade para falar do PS e as minhas criticas são conhecidas. E além do mais, o BE não tem de se queixar, foram voces que provocaram toda esta polémica. Não era isto que queriam? Em todo caso, se me reconhecem o direito a tecer comentários sobre o BE (sem ser alvo de linguagem ofensiva), eu fico reconhecido e agraço. Continuaremos amigos como dantes. E o que é isso do "pantano ideológico" do PS? O PS simplesmente meteu na gaveta as suas referências social-democratas. Mas voltemos ao BE. Essa acusação, vinda de uma formação onde o trotsquismo supostamente se casou com o seu algoz (o estalinismo) é o melhor exemplo de incoerência ideológica... Afinal qual é a ideologia do Bloco? Gostaria de saber! Mas, seja como for, caro Hugo, não precisamos de escrever nenhum tratado de história contemporânea para saber o que toda a gente sabe: as alianças absolutamente incongruentes que pariram o Bloco de Esquerda. Isso é factal pelo que não precisa de qualquer esforço dde "rigor histórico". Obviamente que essas origens, em si mesmas, não são o maior problema. O problema é que o BE não pode continuar a iludir-se em querer o melhor de dois mundos: ser parte do sistema e ser um partido anti-sistema. Podem ser uma coisa ou outra. As duas ao mesmo tempo é que não.

    ResponderEliminar