16 de junho de 2010

Mundial 2010: Ünsere schöne Schweiz - A nossa linda Suiça.

Durante o ano de 2006 foram aprovadas na Suíça, via plebiscito, fortes restrições à imigração e ao direito de asilo e em 2009 proibiu-se, igualmente por plebiscito, a construção de minaretes. Ao que se pode somar uma política ultra restritiva para a obtenção de nacionalidade helvética.

Todas estas decisões legislativa e políticas surpreenderam e chocaram, de uma forma ou outra, grande parte da comunidade internacional. O mesmo se passou com a vitória de hoje por uma a zero sobre a Espanha.

Sim, a Suíça venceu uma das selecções favoritas ao título de Campeão Mundial e o mais curioso é que o marcador do único golo da partida foi Gelson Fernandes, um cabo-verdiano de 23 anos, naturalizado suíço, e como não podia deixar de ser foi igualmente considerado man of the match. O capitão da selecção helvética é o médio Gokhan Inler, nascido na suíça e filho de pais turcos.



Não deixa de ser curioso, que a Suíça seja uma das selecções mais multiculturais em competição, mesmo quando é um dos países onde a extrema-direita parlamentar mais força tem (SVP) e onde já foi diversas vezes o partido com mais membros no Bundesrat.

Quando estiverem a festejar a vitória de hoje, que se lembrem, todas e todos, aqueles que fizeram da Suíça um dos países mais antipáticos a quem difere da normatividade cultural e genética do país, que a sua selecção tem um capitão turco e muçulmano e que o golo foi assinalado por um africano.

2 comentários:

  1. Não há dúvida que no futebol não vem nenhum Paulo Portas dizer que o Liedson rouba o emprego ao Nuno Gomes.
    É um começo para desmistificar o dogma do "medo do estrangeiro".

    ResponderEliminar
  2. Um comentário pertinente Francisco sem dúvida.

    ResponderEliminar