15 de março de 2012

Goldman Sachs Is All About Making Money

Greg Smith é um homem como tantos outros, que junta a essa condição o facto de ter sido, até ontem, um dos vice-presidentes do Banco Goldman Saches. Depois de 12 anos de labor neste colosso da finança mundial, Greg Smith bateu com a porta, e fê-lo com estrondo. Numartigo publicado no New York Times este alto quadro denúncia o Goldman Saches como um lugar “tóxico e destrutivo”, onde se trata os clientes como “fantoches” e onde tudo gira em torno de um só objectivo: making money; o jornal publicou a carta com uma sugestiva imagem de abutres ao redor de uma carcaça.

O escândalo já obrigou o banco a desdobrar-se em desmentidos e até o JP Morgan, outro gigante da especulação financeira, preveniu por e-mail os seus funcionários a não se aproveitarem do escândalo: "Que fique claro que não quero ninguém tirando proveito dos supostos problemas do concorrente ou de quem quer que seja. Esse não é o jeito de trabalharmos".

A Blomberg, meca do neoliberalismo e centro nevrálgico do sistema financeiro correu também em auxilio do seu parceiro, num editorial virulento a agência ataca Smith e deixa-lhe um conselho, a ele e todos os estudantes que todos os anos se candidatam a trabalhar no banco, “Se quer dedicar a sua vida a servir a humanidade não vá trabalhar para o Goldman Sachs. Vá trabalhar para o Goldman Sachs se quiser trabalhar duro e ganhar mais do que merece”, resumindo no título aquilo que todos já deveriam saber: “Yes, Mr. Smith, Goldman Sachs Is All About Making Money”

É claro que Greg Smith é apenas um das centenas de quadros deste “polvo” financeiro, que tem na nova nomenklatura da União Europeia os seus boys mais acarinhados, de Mário Draghi a Papademos. E aqui? Até quando vamos admitir que sejam estes gajos a decidir a nossa vida:


António Borges

Vice-Presidente do Goldman Sachs entre 2000 e 2008

Actual responsável pela aplicação do pl

ano de privatizações da troika


Carlos Moedas

Quadro do Goldman Sachs entre 2000 e 2004

Secretário de Estado da Troika

responsável pela ESAME ( Estrutura de Acompanhamento de Memorandos)


Miguel Artiaga Barbosa

Director executivo do Goldman Sachs entre 2000 e 2005

Especialista no mercado das dívidas soberanas

Contratado para funções públicas na ESAME por Carlos Moedas

Sem comentários:

Enviar um comentário