21 de outubro de 2010

Le bateau en carton

Esta noite fui ver um documentário sobre a problemática da vida(?) de uma comunidade cigana em Paris do ponto de vista de alguém que conhece bem a realidade.
Ao contrário do que é o preconceito geral eles não param um momento para estar a preguiçar.
Entre armar as suas tendas, serem despejados, procurar local para acampar de novo, ser expulso para a Roménia, voltar a França...os ciganos não têm um momento de descanso.
Há uma cena em que a polícia francesa os força a entrar num comboio rumo a uma outra qualquer localidade de França que faz terrivelmente lembrar os vagões que iam para Auschwitz-Birkenau.
São pessoas como nós, membros de pleno(?) direito da Comunidade Europeia.
Cada vez mais é necessário combater as ideologias que levam a executar políticas que continuem a achar razoável que haja um "resto do mundo", caso contrário quem nos garante que não seremos nós os próximos?
nos bidonvilles de Paris?
Não foi assim há tanto tempo.

In the late 1960s, there were eighty-nine bindonvilles on the outskirts of Paris. During this time, bidonvilles were often associated with immigrant groups from Northern Africa. However this is partly an exaggerated stereotype, as the largest bidonville of the Paris area in the 1960s (Champigny-sur-Marne) was comprised mostly of Portuguese.[10] That being said, a Ministry of the Interior census carried out in 1966 suggested that the majority of the 46,827 people living in the 119 Parisian bidonvilles were of North African origin. [11] Other bidonvilles were concentrated north-west of Paris, including near Nanterre, Gennevilliers, Asnières, and Colombes.

Le bateau en carton
José Vieira
França, 2010, 80’
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - LONGAS
Abril de 2008. José Vieira descobre um acampamento de ciganos à beira de uma auto-estrada perto de Paris. Lembra-se de quando era criança e vivia num local semelhante. Decide filmá-los, seguindo o seu dia-a-dia mais íntimo e a luta que travam quando a polícia destrói as suas casas com bulldozers. A expulsão de ciganos em França, vista no tempo presente.
20 OUT. 21:00 - CULTURGEST - Grande Auditório
21 OUT. 15:30 - CULTURGEST - Pequeno Auditório

1 comentário:

  1. Pois é, juntares-te aos coros do que fizem que "Há uma cena em que a polícia francesa os força a entrar num comboio rumo a uma outra qualquer localidade de França que faz terrivelmente lembrar os vagões que iam para Auschwitz-Birkenau" é entrar no joguinho do cínico governo romeno, que näo os quer de volta, já que nunca fez nem quer fazer nada para que näo sejam obrigados a partir.

    Desde quando os excelentes comboios de passageiros onde eles foram metidos säo minimamente parecidos com os vagöes de mercadorias que rumavam a Auschwitz? Estes näo rumam à morte, rumam ao aeroporto. Um aviäo é uma cämara de gás?

    Vá lá, continua o bom trabalho e näo te deixes levar pelos hipócritas!

    ResponderEliminar