17 de agosto de 2010

Adopção: México avança enquanto muito país europeu hesita

O Supremo Tribunal do México(STM) decidiu manter o direito à adopção, por parte de casais homossexuais, na capital do país (Cidade do México). Contrariando o requerimento interposto por parte dos procuradores federais, que alegavam que a prevalência desta decisão poria em causa os direitos das crianças e as exponha gratuitamente a discriminações e outros efeitos nocivos.

De relevar ainda, é que a decisão foi tomada no STM com 9 votos a favor e apenas 2 contra.

Primeiramente, esta decisão é uma chapada de luva branca para muitos governos ocidentais - onde o português se inclui claramente - que dizem estar na vanguarda dos "novos" direitos civis e que geralmente olham para o sul do globo com sobranceirismo e arrogância pós-colonialista.

Não se deve esquecer que a sociedade mexicana - como tal também a sua capital - é fortemente religiosa (apenas 10% da população afirma não pertencer a nenhuma religião(1) ) e no entanto, isso não impediu que se pusesse termo a toda a discriminação no corpo jurídico da cidade.

Para além disso, pode ser que decisões e avanços como estes, tenham um efeito de bola neve, e abram espaço para que o mesmo se suceda noutros países da América Latina. E assim, talvez, os transgénicos e as hormonas ocupem o seu devido espaço e os direitos LGBT os seus.


Sem comentários:

Enviar um comentário