7 de julho de 2010

Express Yourself



" Um alemão de 54 anos vai ser julgado por violar a Constituição da Alemanha. Em causa o facto de ter um toque de telemóvel com um discurso de Adolf Hitler (...) O homem de 54 anos aguarda agora julgamento e poderá vir a ser condenado a seis meses de prisão por violar a Constituição da Alemanha, que rejeita «demonstrações públicas nazis e as suas obras». "

Fica a interrogação para tentar lançar uma discussão sobre liberdade de expressão e os seus limites:

Concordam ou não com esta proibição por parte da constituição alemã?

6 comentários:

  1. O caso do telemóvel torna-se algo ridículo... Contudo, concordo sem pestanejar com essa proibição pela constitucional alemã.

    A LIBERDADE de debater o comunismo, o socialismo e o capitalismo TEM DE SER GARANTIDA tanto nas constituições das Democracias liberais como nas constituições das Democracias socialistas.

    Contudo, o nazismo não é discutível: é anti-humanista, a barbárie está na sua essência.

    Se o capitalismo é bárbaro pelos "danos colaterais" do seu comportamento "amoral" na busca incessante do lucro. Já o nazismo é bárbaro nos seus próprios objectivos.

    Um abraço, grande Chico

    ResponderEliminar
  2. por mim proibia-se tudo... nem socialismo, nem capitalismo, nem nazismo... só se falava no filho do cristiano ronaldo

    ResponderEliminar
  3. Obviamente que discordo dessa proibição. Parafraseando Voltaire, "posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo". Por mais absurdo que ache as ideias nazis, prezo imenso a liberdade de expressão. Defendo a liberdade de verbalizá-las, não de as pôr em prática, obviamente.

    ResponderEliminar
  4. Temos um a favor, um contra e um gajo muita apanhado do clima.
    A discussão está lançada :)

    Eu deixei a questão porque muito embora concorde com o Bruno, temo que tal proibição seja um dos maiores meios de conseguirem militantes simplesmente "anti-sistema" que manipulam para levar avante tal ideologia bárbara.

    Quanto ao filho do Cristiano concordo que o Mundo devia pensar numa forma legal de permitir a adopção colectiva e assim ajudáva-mos todos o Cristiano a criar o puto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Para Além dos ideais/objectivos nazis, foi a Alemanha (Regime Nazi)quem perdeu a guerra. Na história, assim como no presente não há espaço para os derrotados

    ResponderEliminar
  6. Na futura democracia socialista, defendo que deve haver espaço para o livre discurso e formação de partidos dos derrotados capitalistas, querido anónimo. Mantenho tudo o que disse.

    ResponderEliminar