8 de julho de 2010

Ninguém se mete com o PS




O PS está aí para o que der e vier, de saúde e recomenda-se. Vejamos o caso da PT. Entre 1995 e 2000 a empresa segue o mesmo caminho de privatização parcelada que outros monopólios (Galp, EDP) até então na posse do Estado. O timoneiro era Guterres e o discurso é conhecido, o Estado encaixa verbas imediatas e é pré-histórico quem afirmar que o Estado gere melhor que o sector privado. Ganhamos todos.


Entretanto também ganha Lula, o Brasil cresce, o povo descobre o telemóvel (não necessariamente nesta ordem). E como fala aquele povo. A VIVO é o que é e a TELEFÓNICA quer o bolo todo, pois claro. O PS veta o negócio. É o interesse nacional que está em jogo, com soberania não se brinca e já se sabe que quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS, bem lembrou Soares. Sócrates já tinha avisado: “A ideologia do mercado entregue a si próprio, sem Estado nem regulação capaz, e a especulação desenfreada nos mercados financeiros são os responsáveis principais pela profunda crise que se abateu sobre toda a economia mundial.” e desta vez até o disse ao Financial Times, coisa séria. Não fossemos nós ter os direitos históricos sobre os espanhóis quando o assunto é espoliação dos brasileiros.


Bom, vetado o negócio assunto arrumado, amigos como antes. Mas não esqueçam, o PS não desarma na defesa do Estado social, vejam bem: ainda este ano são 900 milhões nas privatizações da ANA, REN, TAP, BPN, GALP e EDP, e muitos mais virão. É o preço da sustentabilidade, da coesão e do progresso (mais uma vez, não necessariamente nesta ordem). Até dizem, vejam lá, que Teixeira dos Santos não vai impor Golden Share em nenhuma destas privatizações. Mas era preciso? Vejam a PT e a TELEFÓNICA que já se sentam à mesa, calminhas, mansas, quase inofensivas. Os privados aprenderam a lição, ninguém se mete com o PS sem levar o troco e bem podem vir Passos e Portas que não tem pra ninguém, a Esquerda tem casa segura no Largo do Rato.

Sem comentários:

Enviar um comentário