14 de maio de 2010

Promiscuidade..

No dia 10 de Maio a UMAR distribuiu em Lisboa um jornal gratuito com o nome "i diário" que continha notícias fictícias como "Mulheres vão ser padres", "Fim das propinas anunciado para 2011", etc.
No dia 11 de Maio recebeu um e-mail da representação jurídica da empresa "Sojormédia Capital S.A.", proprietária do jornal "I":

«V.Exas conceberam e distribuem um jornal intitulado “i diário”. Jornal que toma várias posições contrarias à igreja católica em geral e de Sua Santidade o Papa Bento XVI.» e acrescentando que «porque a conduta de V.Exas é passível, entre outras, de queixa-crime e afim de evitar mais danos quer ao jornal “i” quer a V.exas, vimos solicitar que cessem de imediato a ilicitude, designadamente procedendo à recolha de todo e qualquer jornal, além da divulgação pública de que o jornal diário “i” é totalmente alheio à vossa publicação.'

A UMAR, visto que não era intenção fazer qualquer associação com o jornal I enviou um comunicado de imprensa entitulado "CLARIFICAÇÃO 'i diário' NADA TEM A VER COM 'Jornal I' ". Podem consultar na página da UMAR.

No dia seguinte ao envio deste comunicado, inspectores da ASAE deslocaram-se às instalações da UMAR e com base numa queixa-crime de contrafacção, imitação e uso ilegal de marca, apresentada pela "SOJORMÉDIA CAPITAL, SA", proprietária do "Jornal I", e apreenderam (sim, apreender) todos os jornais existentes nas instalações.

A UMAR tinha previsto uma distribuição no Porto, do mesmo jornal que, como é de esperar, não aconteceu.

Entretanto, aquela ferramenta "poderosa" que é o Facebook, veio dar-nos uma bela nova de 2 de Abril de 2010: Papa rende 10 milhões em 'T-shirts' e galhardetes (DN)
Um excerto...
"Segunda-feira [5 Abril] começam a ser vendidos os estandartes, os lenços e as medalhas, num total de 500 mil unidades. É a Sojormedia, grupo Lena, que tem a concessão (...) Se forem todos vendidos, são 3,9 milhões de euros. (...) Está, por enquanto, no segredo dos deuses a "contribuição" dada pela Sojormedia, empresa ...que vai comercializar os lenços, os estandartes e as medalhas."

Fica claro que a economia e os seus interesses são uma ferramenta muito útil e, que a Igreja tem muitos anos disto.
É coisa para dizer, abençoada seja a SOJORMEDIA CAPITAL SA, eterno defensor da liberdade.

Podem ver o ataque feroz ao jornal I e à sua imagem (sim, o grafismo tem demasiadas semelhanças) aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário