20 de maio de 2010

Petição pela igualdade no ensino superior

A petição é promovida por cerca de 40 pessoas, de mais de 30 instituições de ensino, de 13 distritos do país. Vários e várias dos que a promovem estão envolvidos na acção nas suas escolas, fazem parte de movimentos e estão na direcção das suas associações de estudantes. São a garantia de que a acção continua.

- Mudar o regime de atribuição de bolsas de acção social no Ensino Superior, alargando o universo de bolseiros através do aumento da capitação e da inclusão de estudantes imigrantes, simplificando o processo de candidatura (cruzando os dados do Estado), impondo um prazo máximo de resposta de um mês, e estabelecendo um modelo de cálculo linear que acabe com as injustiças dos escalões.

- Garantir o ensino como um direito constitucionalmente consagrado, acabando com a política de propinas que tem sido responsável pelo afastamento dos estudantes mais pobres do Ensino Superior.

- Acabar com o sigilo bancário, para que haja verdade fiscal, pondo fim às injustiças na atribuição de bolsas e permitindo ao Estado ter mais receita para financiar o Ensino Superior e a Acção Social.
Assina e divulga aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário